Organizado pela Comissão Europeia, UNECE, Universidade do País Basco, Oxford Institute of Population Ageing, com o apoio do Governo da Biscaia – Espanha.
Organizado pela OCDE, este encontro irá juntar ministros, especialistas e líderes da indústria para discutir formas de proporcionar um crescimento turístico mais sustentável e inclusivo.
Decorre no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) em Lisboa. A cidade de Lisboa como “Capital Europeia da(s) Estatística(s)” em 2017 irá comemorar, no dia 20 de outubro, o European Statistics Day, com a presença de representantes do EUROSTAT, da FenStatS e do Banco Central Europeu.
No contexto do Fundo Social Europeu e da Iniciativa Emprego Jovem, o seminário visa facilitar uma discussão aberta, levando a propostas concretas e planos de acção correspondentes. Estes devem contribuir para melhorar a complementaridade e a implementação das políticas de juventude em Espanha, a fim de proporcionar um apoio integrado aos jovens para a sua integração sustentável no mercado de trabalho.
Conferência que visa impulsionar a inovação social na Europa, uma forma económica eficaz de fomentar políticas públicas inclusivas e criadoras de riqueza.
IQ-Net meeting | 6 a 8 de dezembro de 2017 em Zagreb, Croácia
Organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e Fundos da UE da Croácia, esta conferência tem como tema principal o [quadro de] ‘Desempenho’, desde aspetos regulatórios, como revisão e reserva de desempenho, até questões mais estratégicas, como o uso de indicadores para a gestão estratégica de programas.
A Rede de Monitorização e Avaliação (Rede M&A) é uma rede de articulação funcional do Portugal 2020, e de capacitação institucional, que reúne os organismos de coordenação técnica dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento e as autoridades de gestão dos programas operacionais, coordenada pela AD&C, e que tem como objetivos centrais:
- Promover o desenvolvimento das atividades de monitorização e avaliação, de modo a garantir o bom funcionamento e a eficácia do sistema de monitorização e avaliação do Portugal 2020;
- Promover o intercâmbio de experiências e boas práticas entre os membros da rede, a fim de fortalecer a capacidade de monitorização e avaliação de políticas públicas em Portugal.
Entre as áreas de atuação da Rede de Monitorização e Avaliação destacam-se as seguintes:
- Elaborar uma proposta de plano global de avaliação a apresentar à Comissão Interministerial de Coordenação Portugal 2020 (CIC Portugal 2020), promover a sua revisão e aprovação anual e acompanhar a sua execução;
- Contribuir para a produção de instrumentos de apoio à monitorização do Portugal 2020 e acompanhar a sua execução;
- Produzir orientações e instrumentos que contribuam para a qualidade dos exercícios de avaliação;
- Potenciar o uso dos resultados das avaliações criando instrumentos de monitorização da implementação das recomendações (follow-up);
- Promover o debate público sobre os resultados das avaliações e o conteúdo dos relatórios de monitorização;
- Garantir a aprendizagem e a capacitação organizacional sobre monitorização e avaliação de políticas públicas.