“A importância do apoio social para a evolução da sociedade e da economia”

No dia 23 de outubro, realizou-se mais uma iniciativa do ciclo de webinars “AD&C à conversa com…”, que tem reunido personalidades de relevo para debater temas estratégicos para o desenvolvimento do país.

A convidada desta edição foi Cristina Louro, Presidente da Assembleia Geral da AEIPS – Associação para o Estudo e Integração Psicossocial, que veio refletir connosco sobre o tema “A importância do apoio social para a evolução da sociedade e economia”.

Qual a importância do apoio social na resposta às necessidades das populações mais vulneráveis? Como criar soluções sustentáveis que previnam futuros ciclos de exclusão social? Como funciona a colaboração intersectorial entre Estado, setor social e universidades nas respostas às necessidades reais das comunidades? E em que medida as empresas privadas no âmbito da responsabilidade social podem ser parceiras neste desígnio? Como fortalecer o presente e preparar o futuro do apoio social aos mais vulneráveis?  Podemos afirmar que o envelhecimento é um dos principais desafios que Portugal enfrenta nos próximos anos? E que medidas de política adotar?

Foram estas as questões debatidas com Cristina Louro.

Cristna Louro é Presidente da Assembleia Geral da AEIPS – Associação para o Estudo e Integração Psicossocial, que desenvolve as suas atividades no âmbito da Saude Mental.

Licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa, e em sociologia pelo ISCTE, iniciou a sua carreira no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Lisboa, onde foi assistente social e seguidamente dirigente durante 12 anos.

Durante os anos 70 e 80 foi pioneira a nível nacional, de vários projetos em prol da pessoa com deficiência, designadamente no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Lisboa, onde foi dirigente durante 12 anos.

Em 1993 foi convidada a trabalhar na Direcção-Geral do Emprego e Assuntos Sociais (Comissão Europeia), responsabilizando-se por programas e ações de luta contra a exclusão social, sendo interlocutora para Portugal, Espanha, Dinamarca e Áustria.

Foi gestora do Programa Intervenção Operacional «Integrar» (II Quadro Comunitário de Apoio: 1994-1999).

Entre 2000 e 2002 foi vogal do conselho diretivo do Instituto de Solidariedade e Segurança Social onde deteve os pelouros da proteção social, cidadania, programas e fundos europeus e qualidade.

Em 2006, foi nomeada Secretária Nacional do Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, sendo que durante o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência (2003) presidiu à Comissão Nacional de Coordenação para o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência.

Exerceu o cargo de Diretora-Adjunta do Programa HELIOS da União Europeia ( 2º programa de ação a favor das pessoas com deficiência da Comissão Europeia) lugar que ocupou durante 5 anos e durante o qual desenvolveu inúmeras atividades nas áreas da integração educativa, formação profissional e emprego  e integração social, envolvendo parceiros dos  12 Estados Membros.

Neste âmbito foi também responsável pela criação da primeira base de dados europeia sobre ajudas técnicas.

De 2016 a 2019 presidiu ao júri do PUV ( Prémio Voluntariado Universitário) promovido pelo Banco Santander, com o fim de dar visibilidade e apoio ao voluntariado promovido pelas instituições do ensino superior.

Foi Vice-Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, durante 12 anos, com os pelouros de Ação social e voluntariado.

O ciclo de webinars “AD&C à conversa com…”, aborda temas do âmbito da atividade da AD&C – os Fundos Europeus e as Políticas de Desenvolvimento Regional, e através de uma conversa informal e aberta com um convidado, são abordados temas atuais e relevantes, pela lente do convidado, enriquecendo o debate com perspetivas diferenciadas.

Esta iniciativa insere-se na política de comunicação e transparência da AD&C, contribuindo ativamente para a promoção da reflexão e do debate público informado e esclarecido sobre os Fundos Europeus e as Políticas de Desenvolvimento Regional em Portugal. Fique atento aos próximos!

Data

23 de outubro 2025

Hora

15h00

Local

Biblioteca dos Fundos – AD&C

CRISTINA LOURO

Cristina Louro nasceu em Lisboa e frequentou a Escola Alemã de Lisboa e o Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho.

Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa e em sociologia pelo ISCTE (1983), iniciou a sua carreira no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Lisboa, onde foi assistente social e seguidamente dirigente durante 12 anos.

Durante os anos 70 e 80 foi pioneira a nível nacional, de vários projetos em prol da pessoa com deficiência.

Em 1988 foi nomeada Diretora-adjunta do Programa HELIOS da União Europeia ( 2º programa de acção a favor das pessoas com deficiência da Comissão Europeia,Bruxelas) lugar que ocupou durante 5 anos e durante o qual desenvolveu inúmeras atividades nas áreas da integração educativa, formação profissional e emprego  e integração social, envolvendo parceiros dos  12 Estados Membros.

Neste âmbito foi também responsável pela criação da primeira base de dados europeia sobre ajudas técnicas- Handynet.

Em 1993 foi convidada a trabalhar na Direção–Geral do Emprego e Assuntos Sociais (Comissão Europeia), responsabilizando-se por programas e ações de  luta contra a exclusão social, sendo interlocutora para Portugal, Espanha, Dinamarca e Áustria. De Junho de 1996 a 2005, já em Portugal, foi Gestora da Intervenção Operacional Integrar (II Quadro Comunitário de Apoio) e, até 1999  foi docente da cadeira de “ Políticas de Luta Contra a Exclusão Social” na Universidade Internacional em Lisboa.

Foi também membro da Comissão Instaladora do Instituto da Solidariedade e Segurança Social e Presidente da Associação dos Profissionais de Serviço Social e Vogal do Conselho Diretivo do Instituto de Solidariedade e Segurança Social onde deteve os pelouros da Proteção Social Cidadania, Programas e Fundos Europeus e Qualidade.

Em 2002, é nomeada Secretária Nacional-adjunta do Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência até Janeiro de 2006, foi  Secretária Nacional do Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência.

Durante o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência presidiu à Comissão Nacional de Coordenação para o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência e foi Vice-Presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, durante 12 anos, com os pelouros de ação social e voluntariado.

De 2016 a 2019 presidiu ao júri do PUV ( Prémio Voluntariado Universitário) promovido pelo Banco Santander, com o fim de dar visibilidade e apoio ao voluntariado promovido pelas instituições do ensino superior.

Desde 2019 é Presidente da Assembleia Geral da AEIPS ( Associação para o Estudo e Integração Psicossocial) que desenvolve as suas atividades no âmbito da Saude Mental.

Tem inúmeros trabalhos publicados e apresentados em Portugal e no Estrangeiro.