px

‘As cidades do Novo Bauhaus Europeu’

A quarta iniciativa do ciclo de webinars “AD&C à conversa com…” foi com Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, que nos veio falar sobre ‘As Cidades do Novo Bauhaus Europeu’, no âmbito da participação do Fundão, em parceria com a autarquia da Covilhã, no projeto CRAFtCreating Actionable Futures, do Novo Bauhaus Europeu da União Europeia.

A cidade do Fundão está entre as 60 cidades europeias selecionadas para testar e partilhar modelos de transformação urbana no sentido da neutralidade climática, no projeto CRAFt.

Lançado em maio de 2022, e com duração prevista de três anos, o CRAFt faz parte do Novo Bauhaus Europeu, que se assume como promotor de sustentabilidade, beleza e inclusão e uma peça chave na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos europeus.

Como os bons modelos de governança colaborativa local e a burocracia criativa podem impulsionar a transição para cidades climaticamente neutras, inclusivas e bonitas? Como podem contribuir para o networking entre cidades e outros parceiros? Como tem sido a experiência com a adoção dos princípios da Nova Bauhaus Europeia?

Foram algumas das questões respondidas por Paulo Fernandes.

Data
24 de novembro 2022

Hora
15h00

Local
Biblioteca dos Fundos – AD&C

 

 

 

Paulo Fernandes

 

Paulo Alexandre Bernardo Fernandes, nascido a 5 de junho de 1972, em Lisboa, é licenciado em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa, tendo ganho uma Bolsa de estudos para a frequência de um curso na Escola Diplomática da Universidade Computense de Madrid.

Master em «Estudios Europeos  y Derechos Humanos» pela Universidade de Salamanca, com a especialização de Desenvolvimento Regional na Baixa Densidade, é Consultor especialista em Desenvolvimento Regional e Local.

Tem sido coordenador de vários projetos de Desenvolvimento Social e Rural Integrado para a zona do Pinhal Interior, no âmbito dos Programas INTEGRAR, POEDS, RURIS, AIBT, PRODER, entre outros, com recurso aos fundos europeus: FSE /FEDER/FEOGA/FEADER.

Desempenha, atualmente, o cargo de Presidente da Câmara Municipal do Fundão, tendo já desempenhado o cargo de Vice-Presidente e de Vereador de pelouros como o Desporto, a Cultura e a Ação social.

É fundador e presidente da Rede de Aldeias de Xisto e fundador da Rede Aldeias Históricas de Portugal, entre outros organismos relacionados com o Desenvolvimento Regional.