GALERIA DE IMAGENS
‘Inovação e Transição Digital – que contributo para a alteração do paradigma de desenvolvimento do país’
A terceira iniciativa do ciclo de webinars “AD&C à conversa com…” foi com Arlindo Oliveira, Professor Catedrático do DEI – Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico e Presidente do INESC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, que debateu ‘Inovação e transição digital – que contributo para a alteração do paradigma de desenvolvimento do país’.
Um Portugal 2030 + inteligente é uma das principais prioridades do próximo ciclo de programação de fundos europeus em Portugal, investindo na inovação, na digitalização, na competitividade das empresas, nas competências para a especialização inteligente, na transição industrial e no empreendedorismo.
Como a Inovação e a Transição Digital podem aproximar o sistema de ensino científico e tecnológico às necessidades do tecido económico e social? Qual o seu contributo para a construção de um Portugal moderno, de uma economia sólida e de uma sociedade de qualidade?
Foram as questões respondidas por Arlindo Oliveira.
Data
6 de outubro 2022
Hora
15h00
Local
Biblioteca dos Fundos – AD&C
Arlindo Oliveira
Arlindo Oliveira, licenciou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, em 1986, e obteve o grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, em 1989, ambos pelo Instituto Superior Técnico (IST).
Doutorou-se em 1994 pela Universidade da Califórnia, Berkeley, na área da Inteligência Artificial. Desde 2005 é Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Informática (DEI), no IST.
Em 2000, dinamizou a criação, e veio a integrar a primeira direção, do novo instituto INESC-ID, ao qual presidiu entre 2004 e 2009.
Entre 2007 e 2008 foi presidente do DEI, do qual foi também um dos fundadores, e em 2009, passou a ocupar o cargo de vice-presidente do IST.
Foi eleito presidente do Técnico em janeiro de 2012, cargo que ocupou por oito anos até dezembro de 2019.
Atualmente é Professor Catedrático do DEI e Presidente do INESC.