Partilhe o site da AD&C
Conheça o website da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C)!
A AD&C tem por missão coordenar os fundos da União Europeia e contribuir para o desenvolvimento regional.
A A A

14/03/2018

Reveja o Seminário Território, Políticas e Governança

Decorreu no dia 12 de março, na reitoria da Universidade Nova de Lisboa, o seminário internacional "Território, Políticas e Governança", promovido pela AD&C - Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P.. 

 

Este debate internacional sobre modelos de governança e territorialização de políticas públicas, centrou-se nos temas da "Governança pública: atores, escalas e desafios" e da "Governança territorial: instituições, escalas e políticas".

 

Que escalas, que atores e que modelos de cooperação são mais propícios a uma articulação mais eficaz entre os objetivos das políticas e os cidadãos?

 

Reveja todo o evento em streaming aqui, na área do arquivo. 

 

Conheça a intervenção do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques: "Os fundos estruturais têm sido um dos mais poderosos instrumentos de apoio à alteração estrutural da economia e da sociedade portuguesa."

 

E as apresentações dos restantes oradores, peritos nacionais e internacionais:

Fabrizio Barca, Perito internacional - The way out of territorial divides boundaries, impartial spectators, participation and outcomes

Claire Charbit, OCDE, Centro para o Empreendedorismo, PME, Regiões e Cidades - Multi-Level governance gaps and the contractual response

Andrés Rodríguez-Pose, London School of Economics - Low growth, institutions and the need for a new regional policy

John Bachtler, Centro de Investigação de Políticas Europeias - Integrated territorial development in 2014-20: place-based policies in practice?

António Ramos, Diretor da Unidade de Política Regional da AD&C - Leitura dos modelos de contratualização

Sérgio Barroso, CEDRU - Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano - Governança territorial: instituições, escalas e políticas - Avaliações territoriais

 

Conheça melhor os vários peritos nacionais e internacionais presentes no debate e consulte o programa deste seminário

 

Este evento contou com a presença de mais de 250 participantes, que avaliaram a organização global do evento em 4, numa escala de 1 a 5. 

 

Topo