A Unidade de Monitorização de Políticas Públicas da Universidade de Évora (UMPP) disponibilizou recentemente a última edição do Public Policy Portuguese Journal, dedicado ao tema da Política Marítima da União Europeia.
A evidência de dificuldades sistémicas na governança dos setores marítimos é clara tendo em conta a incapacidade generalizada de muitas políticas setoriais para abordar as preocupações ambientais, económicas, de segurança e de proteção.
As causas dessas falhas decorrem em grande parte do ritmo inexorável de globalização. Em particular, o papel substancialmente alterado do estado-nação que gerou atrito entre indústrias globalizadas e autoridades legislativas e de governança nacionalmente definidas.
Os autores desta edição examinam como é que os problemas de flexibilidade, de movimento e do aumento da taxa de mudança podem ser acomodados numa nova estrutura de governança que leve em linha de consideração a Globalização.
Esta é uma edição especial coordenada, enquanto Guest Editor, por Regina Salvador, e conta com a colaboração dos seguintes autores: Aldino Santos de Campos, António Rebelo de Sousa, Conceição Santos, Fernando González-Laxe, Francesca Savoldi, Karl Bruckmeier, Miguel Marques, Regina Salvador e Zeljka Janîc.
Consulte esta e outras edições aqui.
Fonte: UMPP