A AD&C esteve no 9º Fórum de Coesão, em Bruxelas, que decorreu a 11 e 12 de abril, juntando-se à reflexão sobre o papel que a política de coesão desempenha na melhoria do bem-estar de todas as pessoas que vivem na Europa.
A Agência para o Desenvolvimento e Coesão participou neste Fórum, representada pela sua Presidente Cláudia Joaquim e o Vice Presidente Duarte Rodrigues, e cuja sessão de boas vindas e encerramento esteve a cargo de Elisa Ferreira, comissária europeia para a Coesão e Reformas.
A comissária europeia defendeu a necessidade de uma Política de Coesão pós-2027 que respeite o ADN europeu e que seja de base local para “promover mudanças positivas na UE”. Portugal é dos países onde os fundos europeus mais vão contribuir para reduzir disparidades.
O Encontro reuniu cerca de 1.000 representantes de instituições da UE, autoridades nacionais, regionais e locais de todos os Estados-Membros, parceiros sociais e económicos, organizações não governamentais, academia e muitos mais que acompanharam os debates online.
Numa altura de importantes desenvolvimentos climáticos, tecnológicos, demográficos e geopolíticos, a política de coesão da UE tem de evoluir para cumprir o ambicioso objetivo de tornar as regiões da Europa mais resilientes, competitivas e inclusivas, abraçando a transição verde e digital e melhorando as oportunidades para todos os cidadãos europeus.
Consulte o PROGRAMA completo do evento, realizado em formato híbrido para permitir um alto nível de participação.
Os participantes, tanto online como no local, tiveram acesso às palestras, painéis de discussão de alto nível e sessões paralelas que abrangeram questões centrais relevantes para a recuperação da Europa e o futuro da política de coesão da UE.
Para mais informações, visite o website do 9.º Fórum de Coesão.
Fonte: CE-InfoRegio