px

AD&C participou em debate na Roménia sobre o impacto e futuro da Política de Coesão

Jun 26, 2023 | Notícias

A AD&C participou na reunião externa da Comissão para a Política de Coesão Territorial e Orçamento da UE do Comité das Regiões Europeu, em Sibiu, na Roménia, sobre o impacto da Política de Coesão e investimentos futuros.

A AD&C esteve representada por Mafalda Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Acompanhamento do Acordo de Parceria, neste evento onde foi debatido como fortalecer a política regional da UE na próxima década e a definição do próximo ciclo da Política de Coesão após 2027.

Como a Política de Coesão pode continuar a combater eficazmente as disparidades sociais e económicas entre as regiões e apoiar a sua transição verde, ao mesmo tempo que dá aos territórios os meios para superar crises graves e imprevisíveis: estes foram os principais tópicos discutidos pelos líderes locais e regionais europeus em Sibiu, na Roménia.

A proposta de revisão do atual orçamento de longo prazo 2021-2027 da União Europeia, apresentada a 20 de junho pela Comissão Europeia, volta a sublinhar a necessidade de reafirmar o papel primordial da Política de Coesão na promoção de investimentos a nível local e melhorar a vida dos cidadãos.

Durante a reunião em Sibiu, o CR deu o pontapé inicial no trabalho de definição do próximo ciclo da Política de Coesão após 2027. O Presidente do CR, Vasco Alves Cordeiro, e o Presidente da Comissão COTER, Emil Boc, liderou um primeiro debate com os membros do CR sobre como fortalecer a política regional da UE na próxima década.

A troca de opiniões foi construída também com base no resultado do debate entre membros da COTER e representantes nacionais durante uma conferência – intitulada “Coesão, nosso valor fundamental para o futuro da Europa: regiões e cidades para uma forte recuperação e uma transição justa”, realizada no dia anterior em Sibiu.

As recomendações irão alimentar o parecer sobre o futuro da Política de Coesão, previsto para ser adotado na plenária do CR em novembro, antes da publicação do 9.º Relatório de Coesão da Comissão Europeia.

Saiba mais aqui.

 

Fonte: CE