px

Ano Europeu do Transporte Ferroviário 2021

Nov 17, 2020 | Notícias

 

Viajar de comboio é ecológico, confortável e seguro e será uma parte fundamental dos esforços da União Europeia para alcançar a neutralidade climática até 2050.

 

Os negociadores do Conselho e do Parlamento Europeu chegaram a um acordo provisório sobre a designação de 2021 como Ano Europeu do Transporte Ferroviário. O acordo provisório alcançado está sujeito à aprovação do Conselho.

 

Ao longo do ano, haverá uma série de eventos e outras iniciativas que visam aumentar o transporte ferroviário de pessoas e mercadorias, em conformidade com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu.

 

Sobre o Ano Europeu

 

O Ano Europeu do Transporte Ferroviário promoverá o transporte ferroviário como modo de transporte sustentável, inovador e seguro, capaz de garantir serviços essenciais mesmo durante crises inesperadas. Tal ficou demonstrado durante a pandemia de COVID-19, quando os caminhos de ferro desempenharam um papel estratégico na manutenção de ligações cruciais para o transporte de pessoas e bens de primeira necessidade.

 

O Ano Europeu tem também como objetivo aumentar o contributo dos caminhos de ferro para a economia, a indústria e a sociedade da UE.

 

A Comissão será convidada a ponderar o lançamento de dois estudos de viabilidade. Um dos estudos forcar-se-á na possibilidade de se criar um rótulo europeu para promover as mercadorias transportadas por caminho de ferro, e o outro estudo debruçar-se-á sobre a ideia de um índice de conectividade ferroviária, semelhante ao que já existe para o transporte aéreo. A Comissão deverá comunicar os seus planos ao Conselho e ao Parlamento Europeu até ao final de março de 2021.

 

Sobre os transportes

 

Os transportes são responsáveis por um quarto das emissões de gases com efeito de estufa na UE, numa altura em que as emissões dos transportes continuam a aumentar. Para atingir o objetivo da neutralidade climática até 2050 – tal como estabelecido no Pacto Ecológico Europeu e aprovado pelo Conselho Europeu – as emissões dos transportes têm de baixar 90 %.

 

O transporte ferroviário emite muito menos CO2 do que o transporte rodoviário ou aéreo equivalente, sendo o único modo de transporte que tem reduzido, de forma consistente, as suas emissões de gases com efeito de estufa desde 1990.

 

Atualmente, 75 % do transporte terrestre de mercadorias é assegurado por estrada.

 

No que respeita à política de transportes ferroviários da UE, 2021 será o primeiro ano completo em que as regras acordadas no âmbito do Quarto Pacote Ferroviário serão aplicadas em toda a União. Estas regras destinam-se a abrir o mercado dos serviços nacionais de transporte de passageiros e a reduzir os custos e os encargos administrativos das empresas ferroviárias que operam em toda a UE.

 

Fonte: Conselho da UE/MC