O novo Programa de Cooperação Territorial Europeia URBACT IV, foi aprovado pela Comissária Europeia Elisa Ferreira no passado dia 19 de setembro, através da Decisão C (2022) 6771.
Inclui a participação de todos os Estados-Membros da União e também da Albânia, do Montenegro, da Sérvia, da Macedónia do Norte, da Bósnia-Herzegovina, da Suíça e da Noruega.
O URBACT IV está orientado para a constituição de redes de cidades para o desenvolvimento de soluções comuns em torno de desafios urbanos contemporâneos, reafirmando a posição chave das cidades e das comunidades locais face à complexidade crescente das mudanças societárias na Europa.
A abordagem deste Programa de Cooperação Territorial privilegia a aprendizagem coletiva e a partilha de experiências e de boas práticas entre todos os profissionais envolvidos nas políticas de desenvolvimento urbano sustentável e integrado.
Uma importante componente desta atuação envolve o apoio ao desenvolvimento de soluções pragmáticas, inovadoras e sustentáveis que integrem igualmente as dimensões económica, social e ambiental.
Este Programa corresponde a um investimento europeu de 84 769 799 EUR, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e do Instrumento de Assistência de Pré- Adesão e vai decorrer até ao final de 2027.
Fonte: AD&C-NCTE