Já foi aprovado o Programa de Cooperação Territorial Europeia Interreg MAC 2021-2027, pela Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, que assinou, dia 21 de setembro, a Decisão C(2022) 6877.
O Programa de Cooperação Territorial Europeia Interreg MAC 2021-2027 está centrado na cooperação das regiões europeias ultraperiféricas entre si e com os países e territórios do ultramar (PTU) ou países terceiros.
Este Programa é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e pelos instrumentos de financiamento externo, no valor global de 169 898 663EUR, e funciona em complementaridade e sinergias com outros programas e instrumentos de financiamento, em particular com o Instrumento de Vizinhança, Cooperação para o Desenvolvimento e Cooperação Internacional – Europa Global.
No período de 2021-2027 o Programa MAC verá ampliada a sua área geográfica e além de englobar as regiões ultraperiféricas de Portugal e Espanha: Madeira, Açores e Canárias, vai ainda incluir sócios vizinhos ou organizações regionais de integração e cooperação, de Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Mauritânia, Senegal, São Tomé e Príncipe, visando facilitar a integração regional e o desenvolvimento harmonioso dos territórios de vizinhança.
Este alargamento territorial pretende ainda alargar a cooperação baseada em interesses e valores partilhados, para alcançar objetivos comuns em matéria de Inovação e Competitividade, Transição Ecológica, Luta Contra As Alterações Climáticas, Mobilidade e Governação.
Consulte:
Fonte: AD&C-NCTE