O Seminário “Avaliação do Impacto dos Fundos da União Europeia – Resultados na Competitividade Empresarial” organizado pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C) teve lugar no dia 23 de janeiro, no Salão Nobre do Instituto Nacional de Estatística (INE), em Lisboa.
Durante o Seminário que contou com cerca de 180 participantes foram apresentadas as Conclusões dos Estudos:
- “Avaliação do contributo dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) para as dinâmicas de transferência e valorização de conhecimento” (Augusto Mateus, Coordenador do Estudo, e Hermano Rodrigues, Especialista);
- “Avaliação do impacto dos FEEI no desempenho das empresas portuguesas” (Ricardo Paes Mamede, Coordenador do Estudo).
A sessão de abertura contou com a participação de Francisco Lima, Presidente do INE, de António Dieb, Presidente da AD&C e de João Correia Neves, Secretário de Estado da Economia.
Moderada por Duarte Rodrigues, Vice presidente da AD&C a mesa redonda foi dinamizada por:
– Jaime Andrez, Presidente da Comissão Diretiva do COMPETE e Coordenador da Rede do Sistema de Incentivos;
– Freire de Sousa, Presidente da CCDR Norte e Presidente da Comissão Diretiva do PO Norte;
– Eduardo Maldonado, Presidente do Conselho Diretivo da ANI;
– Nuno Mangas, Presidente do Conselho Diretivo do IAPMEI.
A sessão de encerramento foi assegurada por Carole Mancel Blanchard, Diretora da Unidade de Portugal e Espanha na Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia e por Nelson de Souza, Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão.
Para saber mais, consulte:
- “Avaliação do Impacto dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento no Desempenho das Empresas”: Apresentação | Policy Brief | Síntese gráfica.
- “Avaliação do contributo dos FEEI para as dinâmicas de transferência e valorização de conhecimento”: Apresentação | Policy Brief | Síntese gráfica.
Mais informações, disponíveis na área “Avaliação” deste website.
Fonte: AD&C