O BEI – Banco Europeu de Investimento concedeu um empréstimo de 450 milhões de euros à REN – Redes Energéticas Nacionais para financiar as ligações à rede, bem como o reforço e modernização da rede portuguesa de transporte de eletricidade.
Este financiamento contribuirá para o programa de investimento de cinco anos da REN no transporte de eletricidade (2022-2026), prevendo-se impactos em diferentes regiões de Portugal.
Ao passar a integrar os geradores de energias renováveis, com 4,2 gigawatts (GW), e prolongar e modernizar as linhas, subestações e sistemas de controlo e proteção, a REN antecipa aumentar a capacidade da rede de transporte em Portugal, contribuindo para o Plano RepowerEU de reduzir a dependência europeia dos combustíveis fósseis.
Parte do projeto será dedicada a melhorar a resiliência da rede a eventos relacionados com as alterações climáticas, por exemplo, por intermédio do reforço de torres e cabos.
Este empréstimo verde de 450 milhões de euros concedido pelo BEI em Portugal é parte integrante de um Plano REPowerEU mais abrangente para impulsionar o financiamento da energia verde e apoiar a autonomia e a competitividade da UE.
Fonte: Eco/CE