Realizou-se a 1 de outubro o webinar de “kickoff” do Prémio Europeu do Setor Público, com cerca de 50 participantes, em que foi apresentado o EPSA 2025-26 – European Public Sector Awards, que celebra 10 anos.
Tendo como anfitriões o European Institute of Public Administration (EIPA), através de Christoph Klika (EPSA Project Manager), foram abordados os temas: a contextualização dos prémios, as categorias a concurso, os destinatários, os prazos de submissão, entre outros.


O European Public Sector Awards (EPSA 2025-26) destina-se a entidades do setor público de todos os níveis de governo da Europa, incluindo instituições da UE, governos nacionais, regionais e locais, bem como empresas 100% públicas. Podem também concorrer candidaturas conjuntas com entidades privadas, académicas ou do terceiro setor, desde que a entidade líder seja pública.
As candidaturas estão abertas até 30 de janeiro de 2026, às 17h00 (CET).
CATEGORIAS A CONCURSO
Sob o tema “Driving Competitiveness through Reforms and Investments”, os projetos podem concorrer em três categorias principais:
- Categoria I – Inovação em Governo, Governação e Políticas
Projetos que apostem em soluções digitais e algorítmicas para políticas públicas, interoperabilidade administrativa, uso de dados para aumentar a transparência e a produtividade, e reformas organizacionais que melhorem a eficiência, integridade e prestação de serviços - Categoria II – Investimento em Infraestruturas, Mobilidade e Energia
Projetos que reforcem infraestruturas digitais, cibersegurança, transportes públicos, energias renováveis (incluindo hidrogénio), edifícios energeticamente eficientes, bioeconomia, bem como iniciativas de I&D e desenvolvimento tecnológico. Inclui também investimentos em competências verdes e digitais - Categoria III – Prestação de Serviços Centrados no Cidadão a Nível Subnacional
Projetos de entidades regionais e locais que implementem serviços públicos digitais centrados nos utilizadores, políticas baseadas em evidência, uso de dados para aumentar valor público, gestão inovadora de recursos humanos e modelos eficazes de cooperação e partilha de recursos
Categoria “Reconhecimento Especial”
O Prémio de Reconhecimento Especial distingue projetos do setor público que participaram em edições anteriores do EPSA e que continuam a demonstrar impacto e relevância ao longo do tempo.
Este galardão valoriza iniciativas que souberam adaptar-se, evoluir e manter resultados consistentes, evidenciando boas práticas com potencial de replicação em diferentes contextos. Está aberto a entidades públicas de todos os níveis de governo na Europa, incluindo administrações nacionais, regionais e locais, bem como instituições da União Europeia.
Quem pode concorrer
- Todas as entidades públicas elegíveis em países europeus
- Projetos devem estar em operação com resultados demonstráveis; não são aceites apenas ideias ou conceitos.
Como concorrer
- Submissão obrigatória em inglês, através de formulário online (com possibilidade de preparar o texto noutra língua e traduzir via eTranslation).
- Cada entidade pode apresentar mais do que um projeto, mas cada projeto só pode ser submetido a uma categoria
Elegibilidade dos projetos
O Prémio do Setor Público Europeu (EPSA 2025-26) está abertos a entidades do setor público em todos os níveis de governo na Europa, incluindo:
- Instituições e agências da União Europeia;
- Governos nacionais, ministérios, departamentos e agências;
- Autoridades regionais, locais, cidades, províncias e outras entidades subnacionais;
- Empresas 100% públicas e instituições de auditoria, regulação ou justiça.
Os projetos podem ser apresentados individualmente ou em parceria, inclusive em candidaturas transnacionais, envolvendo:
- Entidades privadas ou de capital misto,
- Organizações do setor não lucrativo/terceiro setor,
- Instituições académicas.
Condição essencial: a entidade líder da candidatura deve ser do setor público
Info Session
No dia 11 de novembro, pelas 12h, haverá uma Info Session, que dá continuidade à reunião de 1 de outubro e será uma oportunidade para:
- Conhecer todas as fases do processo, desde a submissão à avaliação, critérios, documentos e prazos.
- Aprender com vencedores e antigos candidatos, que partilharão estratégias, desafios e dicas práticas.
- Perceber a perspetiva dos avaliadores, com recomendações sobre como apresentar eficazmente o projeto.
Saiba tudo na página EPSA 2025-26.
Fonte: AD&C-EPSA

