A Comissão Europeia (CE) lançou uma CALL de manifestação de interesse para todas as regiões da UE que registam um declínio acelerado da sua população em idade ativa e baixos níveis de ensino superior, no âmbito do Mecanismo para promover talentos.
46 regiões de 11 Estados-Membros, entre as quais Portugal, terão a oportunidade de apresentar candidaturas para o convite à manifestação de interesse até 20 de outubro de 2023.
No atual contexto de disparidades territoriais crescentes e de uma divisão urbano-rural crescente, várias regiões da UE são gravemente afetadas pela diminuição da população em idade ativa, com a perda de 3,5 milhões de pessoas entre 2015 e 2020 na UE, e outros 35 milhões pessoas esperadas até 2050.
Algumas destas regiões enfrentam também uma baixa percentagem de diplomados universitários e do ensino superior e uma mobilidade negativa da sua população, entre os 15 e os 39 anos, encontrando-se na chamada «armadilha do desenvolvimento de talentos.
Mecanismo para promover talentos
O Mecanismo para promover talentos é uma iniciativa lançada em janeiro de 2023 pela Comissão Europeia, no âmbito do Ano Europeu das Competências, e que visa dar um impulso à requalificação e melhoria das competências.
Tem por base a transformação demográfica que está a acontecer na Europa – o envelhecimento da população, a baixa taxa de natalidade e os fluxos migratórios – e procura ajudar as regiões da EU mais afetadas pelo declínio populacional em idade ativa.
A COM identificou um total de 82 regiões europeias de 16 Estados-Membros que representam quase 30 % da população da UE que já enfrentam (46) ou que estão em risco de enfrentar (36) a “armadilha de desenvolvimento de talentos”, sendo Portugal um dos Estados-Membros identificado.
Estas regiões enfrentam diversos desafios que dificultam a sua capacidade para formar, reter e atrair as pessoas, apontando para a necessidade de implementar estratégias locais abrangentes que atraiam os talentos necessários.
Encontram-se a decorrer diversas convocatórias para apresentação de candidaturas a apoios no âmbito dos diversos pilares que compõem o Mecanismo e que podem ser consultadas na Plataforma para o aproveitamento de talentos lançada pela COM.
Destaca-se o apoio a ser concedido pelo Instrumento de Assistência Técnica que se encontra a decorrer até outubro e sobre o qual pode obter mais informações através do endereço iat-tsi@testes-wp.adcoesao.pt.
É também possível consultar, através desta Plataforma, informação de assistência técnica, grupos de trabalho, eventos e outras oportunidades.
Fonte: CE