Measuring transition to a competitive and sustainable economy
Resumo:
A transição para uma economia competitiva e sustentável está no centro das estratégias da União Europeia (UE) para alcançar a neutralidade climática, aumentando simultaneamente a eficiência económica.
É apresentado um indicador para medir a transição competitiva e sustentável a nível regional. O indicador contabiliza as mudanças no emprego para setores mais verdes e produtivos durante o período 2008-2020.
Em média, a participação do emprego em setores mais produtivos e verdes está a aumentar ao longo do tempo, embora o impacto da crise da COVID-19 seja tangível. Existe uma forte heterogeneidade entre as regiões da UE, mas a maioria das regiões menos desenvolvidas está atrasada em relação às regiões mais desenvolvidas. No entanto, na dimensão que mede a competitividade, as regiões menos desenvolvidas têm um desempenho melhor do que as mais desenvolvidas. O oposto é verdadeiro para a dimensão da sustentabilidade ambiental. Isto sugere que as regiões melhoram inicialmente ao longo da dimensão da competitividade e só depois são capazes de se concentrar na sustentabilidade ambiental.
______________________________
Measuring transition to a competitive and sustainable economy
Anabela Marques Santos, Javier Barbero, Simone Salotti
ed. European Commission
Seville, European Commission, 2024
______________________________
Consulte também: On the road to regional ‘Competitive Environmental Sustainability’: the role of the european structural funds
Fontes: European Commission/Joint Reserch Centre e Taylor & Francis Online