Conheça a Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa

Jun 2, 2025 | AD&C, Centro de Recursos, Notícias

O Centro de Recursos da AD&C tem disponível uma publicação sobre a STEP – Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa.

Com edição do GEE – Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia, este documento de trabalho de Eugénia Pereira da Costa analisa o recente surgimento da STEP, a sua motivação e objetivos.

Para o efeito, aborda a sua operacionalização administrativa e financeira, a criação de um Selo de Soberania, atribuível aos projetos que comprovem contribuir para os objetivos da STEP, e a criação do Portal de Soberania, que dá visibilidade às atividades da STEP e funciona como fonte de informação privilegiada para os investidores que pretendam apostar nas tecnologias digitais, ecológicas e biotecnologias consideradas críticas.

Além disso, a publicação apresenta um enquadramento legislativo, abordando as mais recentes iniciativas da UE em matéria de política industrial.

Também, é apresentada uma análise do alinhamento entre as prioridades definidas na ENEI 2030 e os objetivos da STEP, observando-se uma articulação positiva e ampla entre estas iniciativas de política pública.

Por fim, são referidos alguns aspetos que podem ser considerados desafios, constrangimentos e vantagens da implementação da STEP.

PLATAFORMA STEP

A criação da STEP – Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa (STEP – Strategic Technologies for Europe Platform) vem reforçar e mobilizar os instrumentos existentes na UE, visando contribuir para maior celeridade e eficácia do desempenho dos apoios financeiros dirigidos a tecnologias consideradas prioritárias.

Os objetivos da STEP focam-se no apoio à viabilização das prioridades tecnológicas identificadas nos diversos documentos da estratégia de política industrial da UE.

Segundo a autora, numa análise de compatibilidade entre a Estratégia de Especialização Inteligente 2030 para Portugal (ENEI 2030) e as áreas tecnológicas críticas da STEP, observa-se um alinhamento positivo entre as prioridades estabelecidas em ambas as iniciativas de política pública.

Consulte aqui:

 

Fonte: AD&C – Centro de Recursos