Foi recentemente lançada pela Comissão Europeia, uma publicação atualizada com medidas alternativas para a meta-análise das avaliações de impacto contrafactual do Fundo Social Europeu.
A publicação está disponível nos Destaques do Centro de Recursos da AD&C.
De acordo com o documento, o Fundo Social Europeu (FSE) melhorou efetivamente as taxas de emprego dos indivíduos que participam nos seus programas.
O efeito global do programa sobre a probabilidade de emprego de todas as intervenções de avaliação de impacto contrafactual (CIE) do FSE que abrangem os períodos de programação de 2007-2013 e 2014-2020 publicados até novembro de 2023 é de 7,7 pontos percentuais (p.p.).
Utilizando uma abordagem de equilíbrio que seleciona apenas os impactos mais representativos de cada avaliação, o efeito global equilibrado do programa é de 6,5 p.p.
Há diferenças notáveis entre os diferentes tipos de intervenção: os efeitos (equilibrados) são mais elevados para os programas de subsídio ao emprego (17,0 p.p.), enquanto os efeitos mais baixos são obtidos para os programas públicos de emprego (-7,4 p.p.).
Esses resultados fornecem insights importantes para aprimorar as políticas e estratégias de emprego na União Europeia.
Consulte aqui:
Fonte: CE/AD&C-Centro de Recursos