O Conselho Nacional de Educação (CNE) já publicou o Estado da Educação 2018.
Na primeira parte do Relatório, apresenta-se a evolução da situação do País relativamente a um conjunto de indicadores, tendo como referência as metas da Estratégia para a Educação e Formação 2020 e os objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Na segunda parte, descrevem-se oito casos inspiradores de escolas e outras instituições educativas que têm contribuído, por serem exemplificativas de estratégias de mudança, para que todos – crianças, jovens e adultos − possam aprender.
A terceira parte “Olhares para o Futuro” inclui textos de diferentes autores que alertam para áreas e problemas a que urge atender.
O Relatório destaca o Acordo de Parceria adotado entre Portugal e a Comissão Europeia e que reúne a atuação dos cinco Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Fundo de Coesão, Fundo Social Europeu, Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural e Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e Pescas, pelo seu papel no financiamento das políticas de educação e formação nos últimos anos.
Fonte: CNE/PO CH/MC