Acaba de ser lançado em português, o Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores no âmbito da iniciativa DigComp da Comissão Europeia.
O DigCompEdu é destinado a docentes, da Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário, Ensino Superior e Educação de Adultos, incluindo formação geral e profissional, educação especial e contextos de aprendizagem não formal.
O Quadro DigCompEdu apresenta 22 competências, organizadas em seis áreas: Envolvimento profissional, Recursos digitais, Ensino e aprendizagem, Avaliação, Capacitação dos aprendentes e Promoção da competência digital dos aprendentes.
E um modelo de progressão para ajudar os docentes a avaliarem e desenvolverem a sua competência digital.
Este referencial pretende ainda ajudar os Estados Membros na promoção das competências digitais dos seus cidadãos, impulsionando a inovação na educação.
Com base no DigiCompEdu, foi também desenvolvida uma ferramenta de autorreflexão para docentes de diferentes níveis de ensino que permite aprender mais sobre os pontos fortes pessoais e as áreas onde é possível melhorar a utilização que se faz das tecnologias digitais para o ensino e a aprendizagem.
Fonte: DGE