px

Conheça os vencedores da última etapa dos “Sabores e aromas das viagens magalhânicas”

Mar 25, 2019 | Notícias

As equipas do Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal e da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa são as vencedoras, da terceira e última etapa regional, do concurso “Sabores e aromas das viagens magalhânicas”, que decorreu a 21 de março, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

 

A Final vai decorrer no dia 2 de abril, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, colocando à prova os conhecimentos e as competências demonstrados pelos jovens alunos/formandos de cursos da área de educação e formação de hotelaria e restauração das seis escolas/centros de formação apurados nas etapas regionais deste concurso.

 

Recorda-se que na etapa regional que decorreu, em Faro, a 26 de fevereiro, ficaram apuradas as equipas da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre e da Escola Profissional do Vale do Tejo.

 

Na etapa regional que teve lugar em Lamego, a 13 de março, as vencedoras foram as equipas da Escola de Hotelaria e Turismo Douro-Lamego e da Escola Profissional Infante D. Henrique.

 

Estas seis equipas apuradas preparam-se agora para a grande final que vai eleger a vencedora deste concurso desenvolvido em torno dos sabores e aromas dos países da rota magalhânica, decorrente de uma iniciativa da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), em parceria com o Turismo de Portugal e o Instituto do Emprego e Formação Profissional, integrada nas atividades das Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães.

 

Sobre o “Sabores e aromas das viagens magalhânicas”

 

Tem como objetivos gerais:

 

Valorizar e promover as ofertas profissionalizantes de nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações, a par da promoção do conhecimento sobre o contexto das viagens magalhânicas e da partilha de saberes;

 

– Promover um conjunto de valores associados ao que é “ser ensino profissional”, ou seja, uma cultura marcada pela pró-atividade, pelo empreendedorismo, pelo trabalho em equipa, pela criatividade e pela originalidade, correspondendo a competências hoje muito valorizadas pelo mercado de trabalho.

 

Evidenciar outras competências particularmente relevantes na área de educação e formação de Hotelaria e Restauração que são hoje identificadas pelos empregadores como essenciais para o trabalho no futuro, tais como: a persistência, a resolução de problemas, a liderança e a capacidade de aprendizagem contínua, ao longo da vida.

Fonte: IEFP/ANQEP