px

Conheça os vencedores dos prémios REGIOSTARS 2024!

Out 10, 2024 | Notícias

Foram ontem anunciados os vencedores na cerimónia de entrega dos prémios REGIOSTARS 2024, em Bruxelas, no âmbito da 22.ª Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, pela comissária da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, juntamente com o presidente do Comité das Regiões, Vasco Alves Cordeiro.

Parabéns aos vencedores por categoria: Projetos Bythos, Biogreenfinery, BITS – Bicicletas e Sistemas de Transporte Inteligentes, Desenvolvimento de Saúde – Telemedicina para as Populações Mais Carentes e Gdynia OdNowa: Revitalização!

Os prémios REGIOSTARS reconheceram os projetos financiados pela política de coesão em toda a Europa com o impacto e a inclusividade do desenvolvimento regional, que encontraram soluções para os desafios comuns que as regiões e os municípios europeus enfrentam.

Estes projetos mostram como a UE, através da política de coesão, produz mudanças no terreno e reforça o progresso económico e social na UE.

A edição de 2024 recebeu um número recorde de candidaturas , com 262 candidaturas para concorrer ao prémio máximo em cinco categorias diferentes.

Estas categorias refletem os objetivos da política, incluindo as prioridades políticas do período de programação da política de coesão 2021-2027. Há também um prémio de escolha do público, onde 25 finalistas foram pré-selecionados.

Os vencedores do Prémio REGIOSTARS 2024 são:

Categoria 1 – Uma Europa competitiva e inteligente: Um projeto Interreg Itália-Malta, denominado «Bythos»,recebeu o prémio nesta categoria. O projeto recicla e reutiliza subprodutos ou resíduos da indústria de transformação de peixe para criar novos ingredientes para consumo humano e animal. Estes ingredientes também são utilizados em produtos farmacêuticos, nutracêuticos e cosméticos.

Categoria 2 – Uma Europa verde: O projeto «Biogreenfinery» de Espanha foi reconhecido por ser uma plataforma inovadora que pormenoriza a viabilidade técnica e económica da produção de combustíveis alternativos, como o hidrogénio verde e outros combustíveis sintéticos. Os combustíveis produzidos contribuirão globalmente para a transição energética nas Ilhas Canárias.

Categoria 3 – A Europa conectada: O projeto Interreg para a região do mar do Norte«BITS: «Bicicletas e sistemas de transporte inteligentes», utiliza sistemas de transporte inteligentes (STI), com mais de trinta projetos-piloto inovadores destinados a melhorar a segurança e o conforto dos ciclistas na região do mar do Norte.

Categoria 4 – Uma Europa social e inclusiva: Um projeto na Hungria«Programa de Desenvolvimento da Saúde – Telemedicina para as populações mais carenciadas», ganhou o prémio pelas suas soluções tecnológicas e de software para assegurar a implantação da telemedicina em povoações emergentes. O serviço utiliza clínicas móveis para fornecer acesso a cuidados médicos modernos adequados e cuidados preventivos nas proximidades das casas dos pacientes.

Categoria 5 – Uma Europa mais próxima dos cidadãos: O projeto de revitalização «Gdynia OdNowa» na Polónia recebeu o prémio para esta categoria. O projeto abrange três distritos degradados, envolve ativamente os residentes nos processos de tomada de decisão e, de um modo geral, abrange a participação cívica.

Como todos os anos, o público é convidado a votar no seu projeto favorito entre os finalistas pré-selecionados.

favorito claro do público este ano, que obteve o maior número de votos em linha (3 274 de um total de mais de 20 000 votos), obtendo o Prémio do Público, foi o projeto Interreg Itália-Malta «Bythos».

REGIOSTARS distinguem projetos inovadores e inclusivos

Os prémios REGIOSTARS são um concurso anual organizado pela Comissão Europeia desde 2008. Estes prémios tornaram-se o rótulo de excelência da Europa para projetos financiados pela UE no âmbito da política de coesão que demonstrem abordagens inovadoras e inclusivas do desenvolvimento regional.

Ao propor soluções para desafios comuns e ao aproveitar as maiores oportunidades, o REGIOSTARS inspirou as regiões a concretizarem uma política de coesão da UE cada vez mais eficaz, que responda às necessidades dos cidadãos a nível local.

Os pré-selecionados foram convidados a apresentar o seu discurso final perante um júri durante a Semana Europeia das Regiões e dos Municípios 2024, que teve lugar em Bruxelas, de 7 a 10 de outubro.

Saiba mais:

 

Fonte: InfoRegio/CE