A consulta pública sobre a rede EURES dirige-se a todos os cidadãos e organizações e decorre até ao dia 23 de junho.
O objetivo é recolher informações e opiniões sobre a rede EURES, sendo particularmente bem-vindos os contributos:
• Dos cidadãos que trabalharam, estão a trabalhar ou estão a planear trabalhar noutro país da rede EURES e que solicitaram a ajuda dos serviços EURES;
• Das organizações e dos cidadãos com interesse nos serviços de emprego e na mobilidade laboral, envolvidos na rede EURES ou com conhecimentos especializados no domínio da mobilidade laboral e do emprego.
Sobre a EURES
A rede europeia de serviços de emprego – EURES – foi lançada em 1994 e reúne a Comissão Europeia e os serviços públicos de emprego nacionais com o objetivo de ajudar os candidatos a emprego e os empregadores.
Os países EURES incluem todos os Estados-Membros da UE, bem como a Islândia, o Listenstaine, a Noruega, a Suíça e, até ao final de 2020, o Reino Unido.
A rede tem três grandes objetivos:
• Informar, orientar e prestar aconselhamento aos trabalhadores móveis sobre oportunidades de emprego, bem como sobre condições de vida e de trabalho nos países EURES;
• Ajudar os empregadores que pretendam recrutar trabalhadores de outros países EURES;
• Prestar aconselhamento e orientação aos trabalhadores e aos empregadores em regiões transfronteiriças.
A presente consulta pública faz parte de uma avaliação mais abrangente das operações e dos efeitos do Regulamento EURES durante o período de 2016-2020. Participe até 23 de junho!
Fonte: CE/MC