Partilhe o site da AD&C
Conheça o website da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C)!
A AD&C tem por missão coordenar os fundos da União Europeia e contribuir para o desenvolvimento regional.
A A A

17/09/2021

CE anuncia vencedores do Prémio Europeu do Ensino Inovador. Quatro são portugueses.

Mariya Gabriel, Comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, e Simona Kustec, Ministra da Educação, Ciência e Desporto da Eslovénia, já anunciaram os primeiros vencedores do Prémio Europeu do Ensino Inovador e quatro são portugueses.

 

Apoiado pelo programa Erasmus+, este prémio destaca práticas inovadoras e de aprendizagem, bem como a cooperação europeia no domínio da educação através de atividades transnacionais. Esta primeira edição centrou-se na aprendizagem à distância e mista, em alusão aos últimos meses de pandemia, e no Plano de Ação para a Educação Digital, proposto pela Comissão no ano passado.

 

Os vencedores portugueses são:

 

O Prémio

Realizada pela primeira vez em 2021, esta iniciativa tem como objetivos:

  • celebrar os êxitos dos professores e das escolas e valorizar o seu trabalho
  • identificar e promover práticas de ensino e aprendizagem excecionais
  • utilizar o prémio como meio de aprendizagem mútua
  • salientar o valor do programa Erasmus+ para a colaboração dos professores europeus e a criação do Espaço Europeu da Educação

 

O prémio centrar-se-á no ensino escolar, incluindo a educação e acolhimento na primeira infância e as escolas de ensino e formação profissionais. 

 

À semelhança das Academias de Professores de Erasmus+, esta nova iniciativa visa apoiar os professores e formadores nas suas carreiras, promovendo a excelência profissional, as redes profissionais e as comunidades de prática, bem como a mobilidade para fins de aprendizagem no estrangeiro.

 

Serão atribuídos quatro prémios a cada país do programa Erasmus+:

  • educação e acolhimento na primeira infância
  • ensino básico (1.º ciclo)
  • ensino secundário 
  • Escolas de ensino e formação profissionais

 

O prémio, que todos os anos incidirá numa temática específica, irá recompensar professores e escolas cujos projetos tenham tratado um tema particular entre as prioridades do Espaço Europeu da Educação. 

 

Este galardão homenageia o trabalho de professores e escolas em toda a Europa. Apoiado pelo programa Erasmus+, este prémio destaca práticas inovadoras e de aprendizagem, bem como a cooperação europeia no domínio da educação através de atividades transnacionais.

 

Os critérios de seleção incluíam, nomeadamente, a inclusão e o papel ativo dos alunos, a colaboração entre professores e em toda a comunidade escolar, bem como o impacto do projeto no desenvolvimento da educação escolar.

 

A cerimónia europeia de entrega dos prémios será organizada a 20 de outubro de 2021, com vários laureados a apresentar os seus projetos.

 

Mais informações aqui.

 

 

Fonte: Comissão Europeia

Topo