Partilhe o site da AD&C
Conheça o website da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C)!
A AD&C tem por missão coordenar os fundos da União Europeia e contribuir para o desenvolvimento regional.
A A A

20/05/2020

Coronavírus: CE mobiliza montante suplementar de 122 milhões de euros

A Comissão Europeia mobilizou mais 122 milhões de euros do seu programa de investigação e inovação Horizonte 2020 para a investigação sobre o coronavírus, urgente e necessária.

 

O novo convite à manifestação de interesse enquadra-se no compromisso assumido pela Comissão no valor de 1,4 mil milhões de euros em favor da iniciativa Resposta Mundial ao Coronavírus, lançada pelo Presidente Ursula von der Leyen em 4 de maio de 2020.

 

Este novo convite vem na sequência de uma série de ações de investigação e inovação financiadas pela UE para combater o coronavírus e complementa ações anteriores destinadas a desenvolver testes de diagnóstico, tratamentos e vacinas, reforçando a capacidade para produzir e implantar soluções facilmente disponíveis, com vista a satisfazer rapidamente as necessidades mais prementes. Visa também perceber melhor qual o impacto comportamental e socioeconómico da epidemia.

 

Os projetos financiados no âmbito deste convite à apresentação de propostas devem visar a reorientação da produção para o fabrico rápido de material e equipamento médico essencial, necessário para realizar testes e para tratar e prevenir a doença, bem como o desenvolvimento de tecnologias médicas e ferramentas digitais para melhorar a deteção, a vigilância e a prestação de cuidados aos doentes. Os novos projetos de investigação podem beneficiar de grandes grupos de doentes (coortes) em toda a Europa. Um maior conhecimento do impacto comportamental e socioeconómico da epidemia causada pelo coronavírus pode ajudar a melhorar as estratégias de tratamento e prevenção.

 

O prazo para a apresentação das propostas termina em 11 de junho de 2020, visando o convite a obtenção rápida de resultados. A Europa e o mundo em geral necessitam urgentemente de soluções inovadoras para conter e atenuar o surto e prestar melhores cuidados aos doentes, sobreviventes, grupos mais vulneráveis, pessoal de primeira linha de saúde e respetivas comunidades. É por esta razão que a Comissão pretende que os trabalhos de investigação comecem o mais rapidamente possível, prevendo prazos mais curtos do que é habitual para a elaboração das manifestações de interesse e a respetiva avaliação.

 

Em conformidade com os princípios que regem a Resposta Mundial ao Coronavírus, as novas soluções devem estar disponíveis e ser acessíveis a todos. A fim de assegurar uma rápida utilização das conclusões e dos resultados, a Comissão incluirá cláusulas que preveem uma partilha rápida de dados nas convenções de subvenção que resultarem do novo convite à manifestação de interesse.

 

Saber mais

 

Fonte: CE/MC

Topo