Partilhe o site da AD&C
Conheça o website da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. (AD&C)!
A AD&C tem por missão coordenar os fundos da União Europeia e contribuir para o desenvolvimento regional.
A A A

27/03/2020

Relatório do Desenvolvimento Humano 2019

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) publicou o Relatório de Desenvolvimento Humano, subordinado ao tema “Além do rendimento, das médias, além do presente: desigualdades no desenvolvimento humano no século XXI”.

 

Na generalidade dos países, são muitos os que têm poucas perspetivas de um futuro melhor. São pessoas desprovidas de esperança, sentido e dignidade, que assistem nas margens da sociedade, ao progresso de outros, rumo a uma prosperidade cada vez maior.

Se é verdade que, a nível mundial, muitas pessoas escaparam à pobreza extrema, são muitos mais os que nunca tiveram as oportunidades ou recursos para gerir as suas vidas. O género, a etnia ou a riqueza dos pais continuam a ser elementos preponderantes para a determinação do lugar de qualquer pessoa na sociedade.

 

O Relatório explora as desigualdades no desenvolvimento humano, indo além do rendimento, além das médias e além do presente. Interroga que formas de desigualdade importam e o que as catalisa, reconhecendo que as desigualdades perniciosas devem, geralmente, ser pensadas enquanto sintomas de problemas mais amplos numa sociedade e numa economia.

Inquire, ainda, que políticas podem enfrentar esses catalisadores — políticas simultaneamente capazes de auxiliar o crescimento da economia das nações, promover o desenvolvimento humano e reduzir a desigualdade.

 

Para saber mais, consulte aqui o Relatório do Desenvolvimento Humano 2019 que reconhece que, apesar dos progressos globais alcançados na saúde, educação e padrões de vida, ainda falta colmatar necessidades básicas de muitos cidadãos e que se afigura uma próxima geração de desigualdades multidimensional.

 

Fonte: CNE/MC

Topo