No passado dia 19 de setembro, em Madrid, a Escuela Técnica Superior de Ingenieria de Montes, Florestal e del Médio Natural da Universidad Politécnica de Madrid (UPM) foi o cenário de um importante evento para o futuro da prevenção de incêndios florestais nas áreas transfronteiriças que conta, no período de programação 2021-27, com mais um instrumento, o projeto FIREPOCTEP+.
Este evento, organizado no âmbito do Dia da Cooperação Interreg, reuniu peritos de Espanha e Portugal com o objetivo de fortalecer a cooperação transfronteiriça na luta contra os incêndios que devastam as florestas da Península Ibérica.
A AD&C, enquanto autoridade nacional em Portugal para os Programas Interreg, esteve representada na sessão de abertura do evento, pelo Diretor da Unidade de Política Regional, Nuno Romão, junto com o Santiago Saura (Universidad Politécnica de Madrid), Lucas González Ojeda (Diretor em funções da Representação de Comissão Europeia em Espanha) e Ana Peña Sánchez (Directora general de Fondos Europeos do Ministério da Hacienda).
Conheça aqui o PROGRAMA.
FIREPOCTEP+
O projeto FIREPOCTEP+ tem como objetivo reforçar os sistemas de prevenção e extinção de incêndios florestais na região transfronteiriça entre Espanha e Portugal conhecida como La Raya.
É cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do POCTEP – Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg VI-A Espanha-Portugal 2021-2027.
Liderado pela Universidade de Vigo, este projeto inovador, que tem como coordenador Juan Picos, tem um orçamento total de 3.322.468,75 euros, uma duração de três anos (01/01/2024-31/12/2026) e um total de 15 beneficiários de Espanha e Portugal, bem como 2 parceiros não financiados.
Fonte: UPR/AD&C