A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve em Faro acolhe hoje a primeira etapa regional do concurso “Sabores e aromas das viagens magalhânicas”.
Vão estar presentes as Escolas/Centros de Formação oriundos das NUTs Alentejo e Algarve que, de acordo com o júri do concurso, apresentaram as melhores propostas, contemplando uma entrada, um prato principal, uma sobremesa e duas bebidas, tendo como pano de fundo os sabores e aromas de países por onde passou o navegador português Fernão de Magalhães (Portugal, Espanha, Chile, Filipinas, Uruguai, Brasil, Argentina, Indonésia e Cabo Verde).
Sobre o “Sabores e aromas das viagens magalhânicas”
É uma iniciativa que se insere no âmbito das comemorações V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães.
É dinamizado pela área governativa da Educação, através da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), e pela Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada por Fernão de Magalhães, em parceria com o Turismo de Portugal e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Tem como objetivos gerais:
– Valorizar e promover as ofertas profissionalizantes de nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações, a par da promoção do conhecimento sobre o contexto das viagens magalhânicas e da partilha de saberes;
– Promover um conjunto de valores associados ao que é “ser ensino profissional”, ou seja, uma cultura marcada pela pró-atividade, pelo empreendedorismo, pelo trabalho em equipa, pela criatividade e pela originalidade, correspondendo a competências hoje muito valorizadas pelo mercado de trabalho.
– Evidenciar outras competências particularmente relevantes na área de educação e formação de Hotelaria e Restauração que são hoje identificadas pelos empregadores como essenciais para o trabalho no futuro, tais como: a persistência, a resolução de problemas, a liderança e a capacidade de aprendizagem contínua, ao longo da vida.
Destina-se a todos que se encontram a frequentar cursos profissionalizantes na área de educação e formação de Hotelaria e Restauração – cursos de Técnico de Pastelaria/Padaria, de Técnico de Cozinha/Pastelaria e de Técnico de Restaurante/Bar (abrangendo as modalidades de cursos profissionais, cursos de aprendizagem da Rede de Centros do Instituto do Emprego e Formação Profissional e cursos de hotelaria e restauração das Escolas do Turismo de Portugal).
Posteriormente, as duas melhores equipas de cada etapa regional vão disputar a fase final, onde serão encontrados os grandes vencedores deste concurso.
Fonte: ANQEP/IEFP