Já foi publicado o convite para a apresentação de propostas no âmbito do Programa Europa para os Cidadãos para subvenções de ações para 2020.
Este convite abrange as seguintes vertentes e medidas do Programa Europa para os Cidadãos:
- Vertente 1: Memória europeia
— Projetos Memória europeia
- Vertente 2: Compromisso democrático e participação cívica
— Geminação de Cidades
— Redes de Cidades
— Projetos no domínio da Sociedade civil
Candidaturas abertas 2020
- Até 4 de fevereiro
Memória europeia – Iniciativas que reflitam sobre os regimes totalitários que marcaram a história moderna da Europa, análise desses momentos decisivos, considerando as várias perspetivas históricas.
Geminação de Cidades (1.ª fase) – Encontros de cidadãos de municípios geminados visando o debate das questões da agenda europeia. Promover oportunidades de participação e o voluntariado ao nível da União Europeia.
- Até 3 de março
Redes de Cidades (1.ª fase) – Encorajar os municípios a cooperar de forma continuada, explorando temas específicos, partilhando recursos ou interesses, ganhando influência e ultrapassando desafios comuns.
- Até 1 de setembro
Projetos no domínio da Sociedade Civil – Dar aos cidadãos a oportunidade de participar efetivamente no processo de elaboração das políticas da UE, estimular o debate e propor soluções práticas com base na cooperação ao nível europeu.
Próximas candidaturas:
- Geminação de Cidades (2.ª fase)
- Redes de Cidades (2.ª fase)
O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) é, desde 2016, o Ponto de Contacto Nacional para o Programa Europa para os Cidadãos, tendo como missão informar e esclarecer quanto aos aspetos técnicos e financiamento do Programa, disponibilizar documentação e apoiar na procura de parceiros para o seu projeto.
Mais informações sobre o Programa Europa para os Cidadãos disponíveis aqui
Fonte: Eurocid/MC