Com o Pacote de Outono do Semestre Europeu hoje apresentado, a Comissão Europeia fixa as prioridades económicas e sociais da União Europeia (UE) para o próximo ano, emite recomendações para a área do euro e conclui a avaliação dos projetos de planos orçamentais dos Estados-Membros da área do euro.
O ciclo de 2018 do Semestre Europeu para a coordenação das políticas económicas, orçamentais e sociais começa num contexto de forte atividade económica na área do euro e na UE, níveis recorde de emprego e taxas de desemprego em queda para níveis anteriores à crise. Uma vez que todos os Estados-Membros contribuem para o forte dinamismo do crescimento económico, a prioridade atual é garantir que este se mantém e traz benefícios para todos os elementos das nossas sociedades. A par de políticas orçamentais responsáveis, a prossecução das reformas estruturais deve centrar-se na criação de condições para estimular o investimento e num maior crescimento real dos salários para apoiar a procura interna.
O pacote baseia-se nas previsões económicas do outono de 2017 da Comissão e nas prioridades apresentadas pelo Presidente Juncker no discurso sobre o Estado da União de 2017. Reflete igualmente a proclamação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais na recente Cimeira Social de Gotemburgo.
Saber mais sobre:
- Análise Anual do Crescimento para 2018
- Relatório sobre o Mecanismo de Alerta 2018
- Orientações para o Emprego
Informações disponíveis no website da Comissão Europeia.
Fonte: CE