O Conselho Diretivo da AD&C deu uma entrevista conjunta ao Expresso, que foi hoje publicada no Caderno de Economia.
O Balcão dos Fundos, acompanhada da Linha dos Fundos e da Academia dos Fundos, são algumas das novidades a serem implementadas em 2022 para simplificar o acesso aos Fundos Europeus e para facilitar a sua compreensão por todos.
A Linha dos Fundos é uma solução inspirada no homebanking e vai permitir ao beneficiário dos apoios dos fundos saber o estado do seu projeto ou ajudar qualquer pessoa a saber se pode candidatar o seu projeto a apoio comunitário.
O Balcão dos Fundos vai consubstanciar a evolução do Balcão 2020 e oferecer mais funcionalidades, aumentando, por exemplo, a interoperabilidade com outros serviços públicos.
A Academia de Fundos é um projeto amplo que vai abarcar desde a capacitação de todo o ecossistema, a múltiplas ações de formação, como a Rede de Simplificação ou a Escola de Verão das Políticas Públicas.
“Queremos que o mundo dos fundos seja mais simples para todos”, resume o presidente da AD&C que também quer descomplicar a própria linguagem para acabar com algumas perceções erradas acerca dos fundos europeus.
É por isso que um programa de comunicação, com mais e melhor informação e debate público, vai ser também uma forte aposta, a par de um reforço da área da avaliação e da continuação da disponibilização de dados abertos, através do Portal Mais Transparência e de outras plataformas de divulgação.
Saiba mais e não perca a entrevista de Nuno Oliveira Santos, Presidente, Duarte Rodrigues, Vice Presidente, Patrícia Borges e Cristina Jacinto, vogais do Conselho Diretivo da AD&C.