Conciliar melhor a vida profissional, familiar e pessoal favorece a diminuição do absentismo, o aumento da produtividade e a retenção de talento contribuindo, também, para a sustentabilidade demográfica.
O Guia Prático para a Implementação e Certificação da Norma Portuguesa 4552:2016 – Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal, promovido pelo Grupo de Igualdade de Género da Rede Portuguesa da Responsabilidade Social das Organizações (REDE RSO PT) – coordenado pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) – procura fornecer algumas orientações úteis a todas as organizações do setor público, do setor privado e do setor da economia social, com ou sem fins lucrativos, independentemente da sua dimensão, personalidade jurídica e setor de atividade.
Ao facultar um instrumento facilitador para a dinamização das normas de conciliação, junto das diversas organizações – que permite definir com maior acuidade e mais qualidade os requisitos de um Sistema de Gestão da Conciliação – pretende-se fomentar a melhoria contínua da intervenção das organizações, contribuindo para aumentar o grau de satisfação dos/as trabalhadores/as e das restantes partes interessadas.
Vantagens para as organizações
- Contribuir para a mudança da cultura organizacional das organizações, integrando novos requisitos mais eficazes, em matéria de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal;
- Identificar as necessidades de conciliação das trabalhadoras e dos trabalhadores na organização;
- Reduzir os conflitos de articulação entre a vida profissional, familiar e pessoal;
- Criar um clima de bem-estar na organização;
- Melhorar a atuação e a reputação da organização, demonstrando os valores da organização com mais equidade e transparência no sistema de gestão da conciliação.
Fonte: CITE/MC