A Comissária europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, lançou, dia 16 de março, a Iniciativa Urbana Europeia (IUE), que visa aumentar a inovação e melhorar a qualidade dos investimentos nas zonas urbanas.
A IUE lançará vários convites à apresentação de projetos de Inovação Urbana e apoiará, entre outros, a partilha de capacidades e conhecimentos em matéria de desenvolvimento urbano sustentável.
Já foi lançado um primeiro convite à apresentação de propostas, em outubro de 2022, para apoio à Nova Bauhaus Europeia, que fechou recentemente, com 99 candidaturas de 21 Estados-Membros. Os vencedores serão anunciados em junho.
Um segundo convite à apresentação de propostas de ações urbanas inovadoras será publicado em maio de 2023, com 120 milhões de euros, para projetos destinados a cidades verdes, a garantir um turismo sustentável e a aproveitar o talento.
Com um orçamento de 450 milhões de EUR durante o período de 2021-2027, o IUE baseia-se nas realizações positivas das Ações Urbanas Inovadoras, que apoiaram 86 projetos com 372 milhões de EUR entre 2014 e 2020 em toda a UE.
A este respeito, a Comissária Elisa Ferreira declarou que “Quase 72 % dos europeus vivem em cidades, vilas e zonas suburbanas que enfrentam desafios como o desemprego, a migração, a demografia e a poluição. O apoio da política de coesão às cidades foi reforçado ao longo do ano, pelo menos 8 % da dotação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional ao abrigo deste período de programação 2021-2027 será direcionada para as cidades. A Iniciativa Urbana Europeia dará oportunidades às partes interessadas urbanas para melhorarem as suas capacidades e acederem diretamente ao financiamento da inovação para o desenvolvimento inteligente, sustentável e justo das nossas cidades.”
Saiba tudo sobre a Iniciativa Urbana Europeia.
Fonte: CE