A perceção dos cidadãos europeus sobre o impacto da política regional da UE continua a ser largamente positiva, revela um inquérito Eurobarómetro recentemente publicado.
De acordo com o Inquérito, em PORTUGAL 40 % dos inquiridos têm conhecimento das iniciativas financiadas pela UE e 78 % consideram que contribuem positivamente para as condições de vida nos respetivos países ou regiões.
Além disso, 57 % dos portugueses consideram que os projetos apoiados pela UE na sua área contribuíram para o seu sentimento de serem cidadãos da UE.
Dois terços dos inquiridos conhecem pelo menos um fundo da política de coesão, como o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), o Fundo de Coesão, o Fundo Social Europeu, o Interreg ou o Fundo para uma Transição Justa.
Em termos de investimentos futuros na UE, os portugueses dão prioridade à melhoria das infraestruturas de saúde e educação (58 %), à proteção do ambiente, aos recursos hídricos e à ação climática (37 %), à criação de emprego e ao acesso ao mercado de trabalho (21 %) e à melhoria da habitação e da eficiência energética (30 %).
Metade dos inquiridos portugueses (50 %) considera que a política de coesão deve apoiar todas as regiões da UE, com especial destaque para as zonas mais pobres com elevado desemprego (49 %).
Consulte aqui:
Fonte: CE-Eurobarómetro

