px

Já foi aprovada a Estratégia Nacional para o Hidrogénio

Ago 5, 2020 | Notícias

Foi aprovada a Resolução de Conselho de Ministros que consagra a Estratégia Nacional para o Hidrogénio, com o objetivo de promover a introdução gradual do hidrogénio numa estratégia, mais abrangente, de transição para uma economia descarbonizada.

 

Foi aprovada depois de um processo de consulta pública que foi complementado com a organização de seis sessões de debate com agentes da área da Inovação e Desenvolvimento, Indústria, Transportes, Energia, Formação, Qualificação e Emprego.

 

Portugal, ao assumir o objetivo da neutralidade carbónica em 2050, comprometeu-se com um processo ambicioso de transição energética. Este é o ambiente natural para o desenvolvimento de novos modelos de negócio e para o relançamento da economia, criando novas oportunidades para os agentes económicos.

 

A Estratégia defende que Portugal deve apostar na produção e na incorporação de gases renováveis, com enfoque no hidrogénio verde, promovendo desta forma a substituição de combustíveis fósseis nos setores onde a eletrificação não é custo-eficaz.

 

Cumpre ainda outro objetivo, o de enquadrar todos os promotores com projetos de hidrogénio, incentivando sinergias. Deve também ser entendida como facilitadora do cumprimento das metas e objetivos que já constam do Plano Nacional de Energia e Clima 2030 (PNEC 2030), baixando os custos da estratégia de descarbonização ali proposta.

 

Saiba mais aqui

 

Fonte: Portal do Governo/MC