O Parlamento Europeu lançou recentemente um ESTUDO que analisa a implementação e o impacto da Política de Coesão, incluindo os Fundos de Transição Justa, nas regiões carboníferas da UE.
Olhando retrospetivamente para o período de programação de 2014-2020 e para o período de 2021-27, o Estudo conclui que a Política de Coesão deu e continuará a dar uma contribuição real para alcançar um desenvolvimento mais inteligente, mais verde e mais socialmente conectado nas regiões do carvão da UE.
A descarbonização traz desafios e oportunidades significativos para as regiões carboníferas e a Política de Coesão deverá desempenhar um papel importante no apoio às regiões indo ao encontro dos compromissos e ambições de descarbonização da União Europeia.
Este papel é aumentado nas regiões do carvão que, não só enfrentam o desafio de adotar novas tecnologias, mas também de instituir uma economia estrutural fundamental, salvaguardando o seu tecido social e o sustento dos cidadãos.
O Estudo oferece uma análise da implementação e impacto (real ou esperado) da Coesão Política a nível regional e local nas regiões do carvão da UE.
Destaca as diferentes contribuições do FEDER e do FSE durante o período 2014-20, bem como as perspetivas de futuros Programas, incluindo o Fundo de Transição Justa(FTJ), para apoiar e melhorar a transição para a descarbonização nestas Regiões.
O Estudo é sustentado por uma visão geral das características socioeconómicas e territoriais características das regiões do carvão da UE, e faz uma análise aprofundada da aplicação e programação da Política de Coesão em seis regiões de estudo de caso: Alemanha, Bulgária, Espanha, Grécia, Polónia e República Checa.
Consulte aqui:
Fonte: PE