A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) lança hoje uma nova obra digital, onde é possível ficar a conhecer melhor o funcionamento do sistema de pensões em Portugal.
O novo site revela-lhe dados sobre os pensionistas que temos, como tem evoluído a despesa com pensões e quanto gastamos comparativamente com outros países europeus.
Nesta obra digital encontra também um retrato das variáveis que mais influenciam a sustentabilidade financeira e social do sistema de pensões e, com base nos dados mais atuais, projeções até 2070 sobre a evolução do número de pensionistas e dos gastos futuros com a passagem à reforma.
Dados que ajudam a saber mais, baseados nos resultados do estudo inédito sobre a Sustentabilidade Financeira e Social do Sistema de Pensões Português, coordenado pelo investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Amílcar Moreira.
Descubra o novo site em https://sistemadepensoes.pt/
Para assinalar este Dia Mundial da Segurança Social, a PORDATA divulga um destaque estatístico com 22 indicadores sobre o tema. Com dados que, em alguns casos, recuam até 1960 e permitem perceber o sistema que hoje temos e os seus beneficiários.
Sabia por exemplo que hoje o abono de família é o subsídio da Segurança Social que chega a mais pessoas?
Ou que mais de metade dos beneficiários do subsídio de doença têm menos de 45 anos?
Fonte: FFMS