px

Lei Europeia da Acessibilidade: Melhor acesso para as pessoas com deficiência

Mar 7, 2019 | Notícias

O Parlamento está a votar novas normas para melhorar o acesso a produtos e serviços por parte de milhões de europeus com deficiência e pessoas idosas.

 

Desde caixas automáticas a telemóveis, a Lei da Acessibilidade vai garantir a facilidade de acesso a bens e serviços de uso quotidiano.

 

Veja o vídeo disponibilizado pelo Parlamento Europeu sobre a Lei Europeia da Acessibilidade.

 

Cerca de 80 milhões de europeus com deficiência residem na União Europeia. E, à medida que a população envelhece, esse número pode aumentar.

 

O Parlamento pretende garantir que as pessoas com deficiência tenham o melhor acesso possível a produtos e serviços de uso quotidiano. As novas medidas incluem garantir acessos a cadeiras-de-rodas e a pessoas surdas-cegas a serviços como máquinas de bilhetes e caixas automáticas, que os serviços de passageiros de aviões, autocarros e comboios sejam devidamente adaptados e que os serviços digitais de banca online a livros eletrónicos e software tenham em consideração as necessidades das pessoas com deficiência.

 

“Estas normas tão aguardadas vão fazer uma grande diferença, não só para milhões de cidadãos com deficiência, mas também para muito mais pessoas, tais como as pessoas idosas.”

 

As novas normas vão também incentivar as empresas a inovar, no sentido de apresentarem produtos e serviços mais acessíveis. E, como não será razoável obrigar todos os pequenos estabelecimentos a criarem uma loja online totalmente acessível, as micro empresas ficarão totalmente ou parcialmente isentas da nova lei.

Fonte: Parlamento Europeu