px

O Impacto Económico dos Fundos Europeus: a experiência dos municípios portugueses

Dez 5, 2017 | Notícias

A apresentação do estudo “O Impacto Económico dos Fundos Europeus: a experiência dos municípios portugueses” vai decorrer no dia 13 de dezembro, no Centro Europeu Jean Monnet, em Lisboa.

A convergência de rendimentos entre as diferentes regiões europeias é uma das mais importantes prioridades políticas da União Europeia. O cofinanciamento europeu de iniciativas locais pretende ter um impacto direto na economia através da dinâmica empresarial e da empregabilidade. A evidência empírica acerca do impacto dos fundos estruturais na promoção do crescimento está longe de ser consensual. Este estudo analisa informação de todos os municípios de Portugal Continental para avaliar de que forma os montantes e as rubricas de fundos europeus acedidos pelos municípios afetam a criação e a destruição de empresas privadas, assim como o desemprego.

Sabia que…

  • Sabia que o acesso dos municípios a fundos europeus tem um impacto positivo sobre a dinâmica empresarial?
  • Sabia que o que conta para a criação de empresas e emprego nos municípios não é o montante dos fundos europeus a que se acede, mas sim a sua diversidade, a combinação de várias rubricas de fundos?
  • Sabia que as empresas que parecem responder mais a estes estímulos são as empresas com capital nacional, de pequena dimensão, e dos sectores secundário e terciário?
  • Sabia que os efeitos dos fundos europeus na dinâmica empresarial e no emprego não ocorrem apenas nos municípios que a eles acedem, mas também nos municípios vizinhos?

Mais informações sobre o estudo da autoria de José Tavares, Ernesto Freitas e João Pereira dos Santos, da Nova School of Business and Economics, publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, disponíveis no website da FFMS.

 

Fonte: FFMS