O Conselho da União Europeia debate hoje questões relevantes sobre a juventude e a educação e amanhã, sobre a cultura e o desporto.
- Juventude
Os ministros deverão adotar conclusões sobre os jovens e o futuro do trabalho.
Projeto de conclusões do Conselho sobre os jovens e o futuro do trabalho – Adoção
O Conselho adotará igualmente uma resolução que estabelece orientações sobre a governação do diálogo da UE com a juventude. A resolução funcionará como um fórum para compreender melhor as preocupações dos jovens e os desafios que eles enfrentam.
Os ministros deverão realizar um debate de orientação sobre os jovens como agentes da democracia na UE, após uma apresentação de dois adolescentes.
Os jovens como agentes da democracia na UE – Debate de orientação
- Educação
Os ministros deverão adotar uma recomendação sobre uma abordagem global de ensino e aprendizagem de línguas. O seu objetivo é garantir que mais jovens dominem duas línguas, para além da sua língua materna.
Espaço Europeu da Educação (informações gerais)
Os ministros deverão também adotar uma recomendação sobre sistemas de educação e acolhimento na primeira infância de elevada qualidade. Esta recomendação visa apoiar os Estados-Membros nos seus esforços para melhorarem o acesso aos seus sistemas de educação e acolhimento na primeira infância e aumentarem a qualidade dos mesmos.
O Conselho adotará também conclusões sobre a execução da Recomendação do Conselho sobre percursos de melhoria de competências: novas oportunidades para adultos.
Os ministros realizarão um debate de orientação sobre o tema “Construir o futuro da Europa: o contributo da educação e da formação para o reforço da coesão social”.
Diversos
Os ministros serão ainda informados sobre os seguintes pontos:
– DiscoverEU, uma iniciativa da UE que permite aos jovens viajar pela Europa
– Conferência mundial de ministros responsáveis pela Juventude 2019 e Fórum da Juventude Lisboa +21 (Lisboa, 22 e 23 de junho de 2019)
– Candidatura de França à organização do campeonato do mundo das profissões (WorldSkills) de 2023
– Programa de trabalho da próxima Presidência finlandesa.
- Cultura
Os ministros deverão adotar conclusões sobre a promoção das jovens gerações criativas, que salientam a importância do acesso dos jovens à cultura para desenvolverem competências criativas, interculturais e de comunicação.
O Conselho deverá também adotar conclusões sobre a promoção das obras cinematográficas europeias através da melhoria da circulação transfronteiras das criações e coproduções audiovisuais.
Os ministros realizarão um debate de orientação sobre a desinformação, intitulado “Da luta contra a desinformação ao restabelecimento da confiança dos cidadãos da UE nos meios de comunicação social”.
Programa Europa Criativa 2021-2027 (informações gerais)
- Desporto
O Conselho deverá adotar uma resolução sobre a representação e a coordenação dos Estados-Membros da UE nas reuniões do Conselho de Fundadores da Agência Mundial Antidopagem.
Reapreciação da Resolução de 2011 sobre a representação e a coordenação antes das reuniões da AMA
Os ministros adotarão conclusões sobre o acesso ao desporto para pessoas com deficiência, com vista a facilitar o acesso de todas as pessoas com deficiência a desportos recreativos.
Os ministros realizarão igualmente um debate público de orientação subordinado ao tema “Aumentar a participação de crianças e jovens no desporto na Europa do século XXI”.
Aumentar a participação de crianças e jovens no desporto na Europa do século XXI
Diversos
Os ministros serão ainda informados sobre os seguintes pontos:
– Nomeação de Veszprém como Capital Europeia da Cultura de 2023
– V Centenário da primeira viagem de circum-navegação da Terra, comandada por Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano
– Programa de trabalho da próxima Presidência finlandesa.
Fonte: Conselho da UE