O recentemente divulgado Flash Eurobarómetro 476 incide nas perceções dos cidadãos sobre o impacto da concorrência, falta de concorrência e conhecimento da política de concorrência.
Destacamos os seguintes resultados:
- 78% dizem que a concorrência teve um impacto positivo enquanto consumidores.
- Os cidadãos europeus associam a concorrência a bens e serviços de maior qualidade (74%), melhores preços (83%), mais inovação (85%), e maior escolha para os consumidores (87%).
- Os cidadãos pensam que os principais problemas devido à falta de concorrência estão mais relacionados com os seguintes setores: telecomunicações (26%), acesso à internet (26%), energia (23%), serviços de transporte e produtos farmacêuticos (20%).
- Dos que identificaram problemas resultantes da falta de concorrência, 70% considera que o maior problema é que os preços são demasiado elevados (em todos os setores).
- 40% tiveram conhecimento de casos de concorrência nos últimos 12 meses.
- Jornais/revistas e TV são as fontes mais mencionadas (58%), seguidas da rádio e websites (33%), e redes sociais (24%).
Consulte a ficha relativa a Portugal que abrange os seguintes quatro aspetos:
- Perceções sobre a concorrência,
- Sentir que há falta de concorrência,
- Principais problemas nos setores em que se sentiu falta de concorrência,
- Conhecimento da política de concorrência.
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Fonte: CE/OP