Plano Social para o Clima apresentado em sessão pública na Madeira

Jun 2, 2025 | Notícias

No âmbito da elaboração do Plano Social para o Clima, realizou-se a 30 de maio, no Funchal, uma Sessão Pública para a sua apresentação e recolha de contributos.

O encontro arrancou com sessão de boas vindas a cargo de Duarte Freitas, Secretário Regional das Finanças e Hélder Reis, Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional.

Seguiu-se a Apresentação do Plano Social para o Clima, por Ana Daam da Unidade de Estratégia, Programação e Avaliação da AD&C, os Desafios da Região e sinergias de financiamento, por Maria João Monte, do Instituto de Desenvolvimento Regional da R.A. Madeira e o Enquadramento e linhas gerais do Plano, por Rosário Gama, da Agência para o Clima.

Houve ainda lugar para duas mesas redondas  sobre “Edifícios Climaticamente Neutros: Rumo à Transição Justa” e “Mobilidade sustentável e acessível a todos”, esta última com moderação de Francisco Vala, Diretor da Unidade de Estratégia, Programação e Avaliação na AD&C.

Consulte o PROGRAMA.

TRANSIÇÃO JUSTA PARA A NEUTRALIDADE CLIMÁTICA

O Plano Social para o Clima decorre do Fundo Social para o Clima que foi criado no âmbito da nova fase do Comércio Europeu de Licenças de Emissão denominado CELE 2, que abrange as emissões de dióxido de carbono provenientes da queima de combustíveis em edifícios, transporte rodoviário e noutros setores.

O Plano Social para o Clima ajudará a atenuar os impactos sociais e económicos decorrentes da implementação do regime CELE 2, através de medidas direcionadas aos grupos vulneráveis mais afetados, como os agregados familiares e microempresas em situação de pobreza energética e/ou de mobilidade.

As sessões públicas sobre o Plano Social para o Clima, são promovidas pela AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão, ApC – Agência para o Clima e pelos Governos das Regiões Autónomas.

Estas sessões, organizadas em vários painéis temáticos, foram uma oportunidade de saber mais sobre este PSC, que visa assegurar uma transição justa para a neutralidade climática nas dimensões de edifícios energeticamente eficientes e de uma mobilidade sustentável e acessível para todos.

 

Fonte: AD&C-UEPA