px

Potenciar o Capital Humano através das Oficinas Gulbenkian do Conhecimento

Out 16, 2018 | Notícias

Estão abertas até 19 de novembro as candidaturas ao concurso de ideias da Fundação Calouste Gulbenkian que apoia iniciativas que promovam a aprendizagem ao longo da vida em contexto laboral.

 

Trata-se do primeiro de quatro concursos Oficinas Gulbenkian do Conhecimento que vai apoiar até cinco ideias para potenciar o capital humano no contexto laboral, de forma inovadora e sustentável, em micro e pequenas empresas ou em organizações sociais.

 

As iniciativas devem combinar fatores inovadores relativamente aos processos de aprendizagem em contexto de trabalho, em especial na personalização das metodologias de aprendizagem , flexibilização, adaptação ao ciclo de vida e às rotinas diárias dos adultos.

 

Entidades sem fins lucrativos e micro e pequenas empresas do setor privado (até 49 trabalhadores) são as destinatárias deste concurso. A Fundação Calouste Gulbenkian cofinanciará até ao máximo de 100.000 euros por projeto, com um limite de comparticipação de 60% dos custos elegíveis.

 

O Programa Operacional Potencial Humano (PO CH) associa-se ao concurso devido ao seu papel nos apoios concedidos, no âmbito do Portugal 2020, para a promoção da (re)qualificação de adultos para as necessidades de desenvolvimento do país, constituindo essa aposta uma via de promoção da sustentabilidade do emprego e de promoção da sua reinserção laboral, quando estão em situação de desemprego ou de inatividade.

 

Neste contexto, o júri do concurso presidido pelo Prof. Dr. Mário Caldeira Dias, integra um representante do PO CH, bem como, um representante do IEFP, um da ANQEP, um da CIP e um da Fundação Calouste Gulbenkian.

 

A Fundação Calouste Gulbenkian vai promover uma sessão pública de esclarecimento na sua sede, com transmissão online, no dia 24 de outubro, pelas 11 horas. Para mais informações: pgconhecimento@gulbenkian.pt

 

Imagem completa Oficinas Gulbenkian do Conhecimento

 

Oficinas Gulbenkian do Conhecimento: Promover a participação dos adultos em aprendizagem ao longo da vida

 

No período 2018-2022 serão identificadas 20 soluções para a promoção da aprendizagem ao longo da vida, através de quatro concursos focados, respetivamente, em contexto laboral; orientação ao longo da vida; comunidades locais de aprendizagem; soluções de base tecnológica para a aprendizagem informal.

 

As Oficinas querem apoiar ideias que promovam a aprendizagem ao longo da vida. Seja em contexto laboral, num ambiente de proximidade e convivialidade, através de mecanismos capazes de chegar a públicos mais resilientes à qualificação e formação ou com recurso a novas tecnologias, as Oficinas de Conhecimento nascem para permitir que população adulta (maiores de 25 anos) e menos qualificada possa continuar a aprender.

Saiba mais, consultando o website da Fundação Calouste Gulbenkian.

Fonte: PO CH/FCG