O Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas pretende promover o conhecimento sobre o Oceano entre os jovens, alertando para a sua importância na nossa vida quotidiana e no futuro da Humanidade.
Podem participar estudantes do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, qualquer que seja a natureza da oferta formativa em que se encontrem inseridos, organizados em equipas.
Com tema livre, o trabalho deve ser apresentado num filme (até cinco minutos) e mostrar a importância do Oceano, podendo incidir nas seguintes sugestões:
- A influência do Oceano na nossa vida e a nossa influência no Oceano;
- O Mar na ciência e tecnologia;
- O Mar na história;
- O Mar na geografia;
- O Mar na cultura;
- A igualdade de género no Oceano;
- O valor económico do Oceano;
- A sustentabilidade do Oceano.
O vencedor recebe um prémio de 5.000€. Adicionalmente, o 2.º e o 3.º classificados recebem um prémio de 1.500€ (os prémios monetários revertem para a escola, para a aquisição de materiais educativos relacionados com o Oceano). Todos os alunos premiados terão direito a uma experiência de mar e a uma visita ao navio de investigação “Mar Portugal”.
Apresentação do Prémio na Escola Secundária Anselmo de Andrade em Almada, a 31 de janeiro
Na Cerimónia de apresentação do Prémio Mário Ruivo, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino sublinhou a ambição de “constituir os jovens como embaixadores do Mar para o futuro”.
Mais informações disponíveis no website do Prémio Mário Ruivo.
Fonte: DGE/Portal do Governo/Prémio Mário Ruivo