A plataforma multipartida de alto nível da Comissão Europeia sobre o seguimento a dar aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas na União Europeia reuniu-se ontem pela primeira vez.
Nesta primeira reunião, os membros da plataforma concordaram em dar um contributo conjunto para o documento de reflexão da Comissão intitulado “Rumo a uma Europa sustentável em 2030”, que foi anunciado no programa de trabalho da Comissão para 2018 e será adotado ainda este ano. Este documento de reflexão faz parte do debate sobre o futuro da Europa, lançado pela Comissão em 2017. Os membros da plataforma também identificaram várias prioridades para debate futuro, nomeadamente o modo de integrar os ODS no contexto do quadro financeiro plurianual, de gerar um crescimento simultaneamente inclusivo e sustentável, e de acompanhar e comunicar os progressos efetuados.
O lançamento desta plataforma reflete uma nova abordagem que reúne as partes interessadas para apoiar os trabalhos da Comissão. Representantes do meio académico, das organizações não governamentais (ONG), das empresas, da sociedade civil, do Comité Económico e Social Europeu e do Comité das Regiões Europeu reuniram-se para apoiar e aconselhar a Comissão sobre a concretização dos ODS a nível da UE. Organizações internacionais como o Banco Mundial, as Nações Unidas e a Rede Europeia de Desenvolvimento Sustentável participaram como observadores.
O Vice-Presidente Jyrki Katainen, responsável pelo Emprego, Crescimento, Investimento e Competitividade, afirmou: “A economia circular e finanças sustentáveis são exemplos de uma forma inovadora e europeia de garantir que os nossos investimentos não só geram crescimento económico, como o fazem proporcionando novos benefícios para o nosso planeta e para os nossos cidadãos. A experiência dos membros da plataforma irá ajudar-nos a conseguir resultados concretos tendo em vista uma estratégia de crescimento sustentável pós‑2020”.
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram adotados pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 25 de setembro de 2015. Representam um plano de ação global que a União Europeia partilha com todos os seus parceiros e estão a ser integrados em todos os trabalhos da Comissão. Reunindo um grupo diversificado de peritos com uma experiência e áreas do conhecimento de diferentes setores, esta plataforma multipartida complementa as competências especializadas da própria Comissão e constitui um fórum para o intercâmbio de boas práticas a nível local, regional, nacional e da UE.
Para aumentar a transparência e alargar o processo de reflexão a todos os cidadãos, convida-se o público a apresentar sugestões para o acompanhamento bem-sucedido dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que serão então transmitidas aos membros da plataforma.
A plataforma vai também ajudar a Comissão a preparar o processo de seleção para um prémio de sustentabilidade atribuído anualmente.
Para mais informações, consulte:
- Abordagem da União Europeia em matéria de desenvolvimento sustentável
- Acompanhamento dos ODS na Europa
Fonte: CE