px

Projetos portugueses de Inovação com 5,7 milhões de euros de financiamento europeu

Fev 1, 2022 | Notícias

A Comissão Europeia vai financiar nove projetos portugueses de Inovação nas áreas de Clima, Energia e Mobilidade, com 5,7 milhões de euros, conforme anunciado pelo Ministério da Ciência.

O financiamento a entidades portuguesas foi atribuído no âmbito de um concurso transversal destinado ao Cluster 5 do Programa Horizonte Europa: Clima, Energia e Mobilidade.

No total, foram submetidos 38 projetos de I&D com participação nacional, dos quais nove foram selecionados para financiamento, o que representa uma taxa de sucesso de 24% face à média europeia.

Estes resultados dizem respeito a parte do concurso de 2021 do Cluster 5, e correspondem a 17% do financiamento total a concurso.

Em Portugal este cluster é acompanhado pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito da rede PERIN.

Dos nove projetos selecionados, cinco envolvem o INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, nomeadamente para a “reciclagem de lítio de matérias-primas secundárias”, para o desenvolvimento de “baterias avançadas de próxima geração em estado sólido” e para o desenvolvimento “de processos de fabricação de células verdes”.

Alguns destes projetos do INEGI são em parceria com outras entidades portuguesas, nomeadamente a Universidade do Porto, a Universidade Nova de Lisboa e a sociedade mineira Pegmatítica.

O financiamento abrangerá ainda projetos da Sociedade Portuguesa de Inovação, da Agência Nacional de Inovação e da Efacec Energia.

Portugal estará ainda numa parceria europeia sobre transições no setor urbano, com as participações das comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e Centro, da Direção-Geral de Energia e Geologia, Direção-Geral do Território e Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Fonte: MCTES/ANI