O relatório ‘Cohesion as an Overall Value of the European Union’, publicado pelo Comité Europeu das Regiões, apresenta a primeira análise sectorial da coesão como valor global e objetivo da UE, avaliando o “Espírito de Coesão” das políticas da UE, ou seja, a forma como refletem a coesão como valor europeu.
Conforme referido no relatório, “a Europa enfrenta crescentes desequilíbrios e desigualdades que afastam as pessoas e os territórios e correm o risco de minar as perspetivas de desenvolvimento futuras. Isto apesar de a coesão económica, social e territorial e a solidariedade serem um objetivo do Tratado da União Europeia (artigo 3.º, TEU) e apesar de a UE ter a política de desenvolvimento mais extensa do mundo – a Política de Coesão”.
A coesão, juntamente com a redução dos desequilíbrios e das desigualdades na Europa, não pode ser resolvida por um campo político único. Tem de ser um esforço conjunto e um objetivo de todas as políticas da EU, refere o relatório publicado pelo Comité Europeu das Regiões.
As conclusões deste relatório são feitas como um convite para debater o “Espírito de Coesão” das políticas da UE. As avaliações presentes neste relatório pretendem contribuir para ajudar a iniciar tal debate e não para antecipar os seus resultados.
Consulte o relatório.
Fonte: COR – Comité Europeu das Regiões