px

Resposta ao Coronavírus | Boas práticas para Consumidores e Empresas

Jul 16, 2020 | Notícias

A Comissão Europeia acolheu favoravelmente uma lista de “boas práticas” acordadas pelo setor financeiro e por organizações de consumidores e de empresas, para ajudar a atenuar o impacto da pandemia de coronavírus. Esta lista estabelece concretamente a forma como os diferentes atores do mercado podem apoiar os cidadãos e as empresas durante a crise.

 

As “boas práticas” apresentadas abrangem vários aspetos, nomeadamente:

 

  • Conceder moratórias de pagamento em relação aos empréstimos contraídos pelos consumidores e pelas empresas e às contribuições para os seguros: estas medidas podem ajudar aqueles que enfrentam dificuldades financeiras adiando os pagamentos;
  • Permitir pagamentos sem numerário mais seguros, garantindo ao mesmo tempo que os pagamentos em numerário continuem a ser possíveis para quem deles necessite;
  • Garantir que os empréstimos destinados a atenuar o impacto da crise do coronavírus sejam concedidos rapidamente e que as comissões de garantia e as taxas de juro sejam equitativas;
  • Fazer com que as indemnizações de seguros legítimas sejam tratadas e pagas o mais rapidamente possível.

 

Saiba mais aqui

 

Fonte: CE/MC