px

Semana Europeia das Regiões e Cidades destacou a política de coesão no apoio às regiões

Out 17, 2023 | Notícias

De 9 a 12 de outubro, em Bruxelas, realizou-se a 21.ª edição da «Semana Europeia das Regiões e das Cidades», este ano sob o lema «Regiões prósperas, Europa mais forte», com milhares de participantes e mais de 200 workshops.

A Semana Europeia das Regiões e das Cidades (#EURegionsWeek) é o maior evento anual, com sede em Bruxelas, dedicado à política de coesão, promovido pelo Comité das Regiões Europeu e a Direção-Geral de Política Regional e Urbana (DG REGIO) da Comissão Europeia.

Com mais de 7000 participantes, 500 palestrantes e 220 workshops, em 2023 foram promovidos debates sobre o apoio às regiões europeias discutindo, apresentando, criando redes, questionando e celebrando as conquistas das regiões e cidades e planeando juntos novos projetos e o futuro da Europa.

E não foi só isso: ainda pode participar em toda a Europa dos Eventos Paralelos da Semana até ao dia 9 de novembro e se perdeu um evento, ou quer reviver os destaques desta edição, aqui estão as GRAVAÇÕES e a GALERIA DE FOTOS.

Semana Europeia das Regiões e Cidades

Este evento promove o debate sobre os desafios comuns que se colocam às regiões e cidades da Europa e procura possíveis soluções, reunindo políticos, decisores, peritos e profissionais da política de coesão, bem como partes interessadas do sector empresarial, da banca, das organizações da sociedade civil, do meio académico, das instituições da UE e da comunicação social.

Tornou-se uma plataforma neutra para debater desafios comuns para as regiões e cidades da Europa, reunindo uma comunidade diversificada de oradores e participantes.

Procura facilitar a cooperação e a criação de redes entre regiões e cidades e, ainda, contribuir para o debate sobre a política de coesão da UE num contexto mais vasto, incluindo investigação recente e pontos de vista de países terceiros e organizações internacionais.

Sob o lema «Regiões prósperas, Europa mais forte», a edição deste ano centrou-se em seis temas principais, decisivos para moldar a Europa do futuro:

  • Regiões em transição pós-industrial;
  • Retenção de talentos para o crescimento regional;
  • Eliminação de obstáculos à cooperação transfronteiriça;
  • Centros urbanos de pequena e média dimensão e a sua contribuição para o crescimento;
  • Contribuição da transição energética ao nível local para a segurança e a sustentabilidade;
  • Promoção da inovação social.

Na conferência de imprensa de lançamento, a comissária responsável pela Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e o presidente do Comité das Regiões, Vasco Alves Cordeiro, juntaram-se para sublinhar o papel crucial que a política de coesão tem desempenhado na atenuação dos efeitos da crise energética e na prestação de ajuda às pessoas que fogem da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia, bem como às pessoas e regiões que os acolhem.

Durante a semana, realizaram-se as sessões de alto nível da UE  disponíveis para assistir em directo em linha.

A sessão de abertura foi concebida como um debate interactivo entre oradores de alto nível, membros do Comité das Regiões Europeu, autoridades locais e regionais, jovens políticos eleitos locais e intervenientes-chave da política de coesão.

Após 4 dias de intensa interação, a sessão de encerramento teve a ambição de colher os resultados deste evento “Regiões Prósperas, Europa Mais Forte”.

Saiba mais aqui!

Fonte: CE/Inforegio/COR