No discurso sobre o estado da União – SOTEU, de 13 de setembro de 2023, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, descreveu as principais prioridades e iniciativas emblemáticas para o próximo ano, com base nos sucessos e realizações da União Europeia nos últimos anos.
“É o momento de mostrar à geração mais jovem que podemos construir um continente onde podemos ser quem somos, amar quem queremos e almejar tão alto quanto quisermos. Um continente reconciliado com a natureza e pioneiro nas novas tecnologias Um continente unido na liberdade e na paz. Este é o momento de a Europa responder mais uma vez ao apelo da história.”
Traçar o rumo do nosso futuro europeu
As iniciativas propostas incidem sobre Pacto Ecológico Europeu; Uma Europa preparada para a era digital; Uma economia que funciona para as pessoas; Uma Europa mais forte no mundo; Promover o modo de vida europeu; Um novo impulso para a democracia europeia.
Carta de Intenções
A Presidente von der Leyen enviou também uma Carta de Intenções a Roberta Metsola, Presidente do Parlamento Europeu, e ao Primeiro-Ministro Pedro Sánchez de Espanha, que atualmente ocupa a Presidência do Conselho.
Na carta, são detalhadas as ações que a Comissão pretende realizar no próximo ano por meio de legislação e outras iniciativas.
Comissão Von der Leyen: Conquistas 2022-2023
Ao longo do último ano, os europeus resistiram a uma crise energética, acolheram nas suas casas milhões de refugiados ucranianos, no maior deslocamento de pessoas desde a Segunda Guerra Mundial, e impulsionaram a economia com investimentos europeus sem precedentes.
Mais um ano de desafios sem precedentes e a UE mostrou-se mais uma vez à altura da situação.
Fonte: Comissão Europeia